Nissan pode lançar três novidades no Brasil em 2022

Estreias devem contemplar diferentes segmentos e foco na propulsão híbrida
Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power | Imagem: Divulgação

A Nissan mexeu recentemente com o mercado brasileiro ao introduzir a nova geração do Versa no fim de 2020 e o facelift do Kicks em fevereiro. O SUV renovado, contudo, deverá ser a grande estreia da marca para 2021.

O sedã médio Sentra totalmente renovado era esperado também para este ano no Brasil, até mesmo pelo fato de que já foi lançado na Argentina, contudo a Nissan pode rever sua estratégia para o modelo no Brasil.

Segundo publicou Andre Gessner em seu perfil no Instagram, a estreia do novo Sentra no Brasil pode ter sido postergada para 2022 com o objetivo de já trazer o modelo ao Brasil em sua futura configuração híbrida e-Power.

Certamente a variante eletrificada para o Sentra seria um diferencial importante para o modelo dentro da categoria. Atualmente apenas o Toyota Corolla nacional conta com versões eletrificadas flex, as quais registraram uma boa procura na época do lançamento.

O sistema e-Power antecipa uma tendência para futuros conjuntos propulsores híbridos e um esquema semelhante também está sendo adotado pela Honda (e:HEV) em modelos como as novas gerações de Fit e HR-V. O sistema e-Power da Nissan consiste em utilizar o motor a combustão de forma estacionária, cabendo a ele apenas gerar energia para a bateria principal do sistema. A tração do automóvel fica a cargo somente do motor elétrico. Como o motor térmico opera em uma faixa de rotação constante, seu consumo de combustível é amplamente otimizado e os níveis de emissões também são reduzidos.

Nova geração do Nissan Sentra
Nova geração do Nissan Sentra
Imagem: Divulgação

Além do Sentra híbrido, outra novidade que deve ficar para 2022 é a introdução do Kicks com o conjunto propulsor e-Power. Inclusive a nacionalização do SUV com esse sistema está nos planos da Nissan, porém é mais provável que o Kicks eletrificado seja lançado no Brasil inicialmente importado.

Nissan Kicks e-Power
Esquema de funcionamento do sistema e-Power híbrido 
Imagem: Divulgação

Se de fato for lançado por aqui em 2022, o Kicks e-Power pode se tornar o primeiro SUV compacto híbrido à venda no Brasil. Vale lembrar que a Jeep tem nos planos a importação do Renegade 4xe, a opção híbrida plug-in do modelo já à venda em alguns mercados.

Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power
Detalhe do conjunto propulsor híbrido e-Power presente no Kicks asiático 
Imagem: Divulgação

Por fim, a terceira novidade da Nissan para 2022 pode residir no facelift da Frontier. A atualização visual para a picape média já foi apresentada em mercados como o mexicano e o asiático, contudo, durante a apresentação do novo Kicks no mês passado, a Nissan anunciou que a picape renovada não será lançada por aqui neste ano.

Logo, tudo leva a crer que a nova Frontier será apresentada no Brasil ao longo do ano que vem. Atualmente a fábrica da Nissan na Argentina responsável pela fabricação da picape para a região passa por melhorias para se adequar às inovações que o modelo vai entregar. Além do visual aprimorado, a nova Frontier conta com melhorias estruturais no chassi e também deverá receber novos equipamentos de série.

Vamos acompanhar de perto os próximos passos da Nissan no país e reportaremos aqui no AUTOO assim que novas informações surgirem.

Nissan Frontier 2021
Nissan Navara vendida em alguns mercados do exterior antecipa o facelift da Frontier em nossa região
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis