Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026
Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional
A Nissan faz milagres no Brasil há algum tempo. Com apenas um produto fabricado no Brasil, a marca japonesa anda vendendo mais que a Honda e sua linha de veículos mais variada.
A empresa, no entanto, almeja dobrar a participação no país, uma meta para lá de ousada. Para isso confirmou o que já circulava por aí há algum tempo: terá um SUV acima do Kicks e uma picape intermediária a partir de 2026.
O novo utilitário esportivo de porte médio deve vir importado, o que por si só já mostra que ele deverá contribuir pouco para expandir as vendas.
O modelo mais cotado é o X-Trail, que tem boa aceitação na Europa e nos EUA (onde se chama Rogue) e pode disputar clientes com o Toyota Corolla Cross.
Já a picape é baseada no conceito Niagara, um projeto conjunto com a Renault que será produzido em Córdoba, na Argentina, a partir de 2026. Ele substituirá a Oroch oferecendo mais espaço, capacidade e tecnologia.
A Nissan também confirmou a produção da segunda geração do Kicks em Resende, no Rio de Janeiro, único produto que sai da linha de montagem fluminense atualmente.
A ‘novidade’ será que o Kicks ‘2.0’ conviverá com o atual modelo a fim de expandir a área de atuação da marca.
Sobre um “Kardian” da Nissan, nada foi dito aparentemente, o que deixará a fábrica brasileira limitada ao atual e único produto.
Foi-se a época da experimentação
Embora o SUV compacto seja hoje um veículo bem colocado no ranking e o Versa mexicano até tenha uma demanda respeitável, a Nissan tem uma atuação muito focada no Brasil de alguns anos para cá.
Foram-se os tempos em que os japoneses experimentavam a todo momento, a ponto de importar veículos de baixo volume como o crossover Murano e o próprio X-Trail.
A tentativa de brigar no disputado mercado de entrada com o March e o Versa nacionais também naufragou, o que deixou a cúpula da empresa certamente ressabiada com o mercado brasileiro.
O Kicks tem tudo para continuar relevante por aqui e a picape pode atrair uma parcela de clientes interessante, mas é o que parece que irá segurar a Nissan. Os outros modelos são bem vindos, só que apenas compõem um portfólio até modesto para o potencial da marca.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024