Nissan Magnite, SUV do tamanho de um Fiat Argo, deverá ter opção 7 lugares
Modelo com porte abaixo dos utilitários esportivos convencionais foi cogitado para o Brasil
Muito já se falou sobre a possibilidade de a Nissan nacionalizar o Magnite, interessante SUV subcompacto apresentado inicialmente na Índia e projetado para mercados emergentes. A expectativa era de que o modelo poderia ocupar o lugar deixado pelo March na fábrica de Resende (RJ).
Considerando que a produção do hatch encerrou em 2020 e, até o momento, a Nissan não anunciou nenhum novo modelo para sua planta fluminense, pode ser que o tema tenha arrefecido dentro da empresa.
De qualquer forma, por se tratar de um produto com muitas características que o tornariam uma escolha natural para o mercado brasileiro (como o projeto pensado para países emergentes, de olho no baixo custo), vale a pena acompanharmos tudo o que cerca o Nissan Magnite.
Nesta segunda-feira (14) a revista Autocar India publicou uma interessante apuração sinalizando que a Nissan está desenvolvendo uma configuração com 7 lugares para o Magnite.
VEJA TAMBÉM:
O fato chama a atenção pelo fato do crossover contar com exatos 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,50 m de entre-eixos, dimensões, portanto, extremamente compactas e que o aproximam de um hatch como o Fiat Argo.
Logo, a terceira fileira de assentos no Nissan Magnite deverá ser limitada para o uso de crianças ou pessoas de baixa estatura.
Vale ressaltar que a ideia não é algo exclusivo da Nissan, uma vez que a Kia oferece uma versão 7 lugares do Sonet (crossover de proposta semelhante ao Magnite), a qual é produzida na Índia e exportada para alguns países da região. A Renault, por sua vez, conta com a minivan Triber.
Na Índia, carros com até 4 metros de comprimento são enquadrados em uma faixa tributária menor, o que justifica a investida de diversas marcas em automóveis dentro do padrão. Os SUV pequenos com 7 lugares, por sua vez, miram em famílias mais numerosas que precisam de um carro acessível para seu deslocamento.
A previsão, segundo apuração dos colegas indianos, é que o Magnite 7 lugares não conte com nenhuma alteração estética ou mecânica em relação ao crossover atual. A única particularidade do modelo com 7 lugares seria a inclusão de um mecanismo de rebatimento para a segunda fileira de assentos que facilite o acesso aos bancos posteriores do Nissan.