Nissan Leaf autônomo já pode rodar no Japão
Veículo que dirige sozinho ganha placa para ser testado no trânsito e estradas japonesas
A Nissan deu mais um passo em sua jornada para emplacar automóveis autônomos em 2020. A companhia conseguiu licença para rodar um Leaf semiautônomo pelas ruas e estradas japonesas como parte de seus testes. Essa é a primeira vez que um veículo com tal tecnologia poderá ser testado em vias do país asiático.
E o contato com mundo real é imprescindível para o desenvolvimento do veículo autônomo, afirma a Nissan. O Leaf será testado em atividades que vão desde manter-se em linha reta ou mudar de faixa, como também saír de estradas, interagir com outros veículos e pegar congestionamentos.
Como medida de segurança, os testes realizados com o Nissan Leaf semiautônomo serão realizados sempre com uma pessoa atrás do volante. O sistema foi desenvolvido para que ela assuma os comandos do carro a qualquer momento.
Veja também: Carros sem motoristas serão testados no Reino Unido
A Nissan planeja com os veículos autônomos chegar ao patamar de zero mortes em acidentes que envolvam automóveis. Os carros com a tecnologia levam câmeras que monitoram todo o entorno do veículo analisando riscos e até avisando o motorista ou tomando controle em caso de iminência de acidente.
Veja também: AUTOO pegou carona no carro da Nissan que dirige sozinho
Já para o Leaf semiautônomo ganhar placa japonesa deve ter sido um conquista. O país tem rígidas normas quando se trata de segurança no trânsito, exigindo carteiras especiais para os mais diversos tipos de veículos, como uma para carros grandes, outra para pequenos, uma para automáticos, outra para carros com câmbios manuais. Não por menos a placa do Leaf que se dirige é 2020, o ano em que a empresa pretende lançar seus primeiros autônomos.