Nissan Leaf 2023 chega ao Brasil; no exterior, ''morte'' do elétrico já é esperada

Produção do modelo deverá seguir apenas até a metade desta década
Nissan Leaf 2023

Nissan Leaf 2023 | Imagem: Divulgação

A Nissan anunciou nesta segunda-feira (18) a estreia da linha 2023 do elétrico Leaf no mercado brasileiro. 

Preservando o preço de R$ 293.790 praticado até a linha anterior, o modelo já poderá adquirido em 44 concessionárias do país homologadas para a comercialização do modelo. 

Na evolução de ano/modelo, o elétrico passa a contar com nova grade frontal e para-choque dianteiro revisto. 

Os faróis também foram atualizados e recebem acabamento interno preto (anteriormente era cromado). 

No perfil, destaque para as novas rodas de liga leve aro 17” com um formato mais arrojado baseado em um estilo de cinco raios. 

Nissan Leaf 2023
Nissan Leaf 2023
Imagem: Divulgação

Interessante pontuar que coube ao Leaf 2023 estrear por aqui o novo logotipo da Nissan, posicionado, no caso do elétrico, na grade dianteira, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante. 

Tecnicamente nada muda e o Leaf 2023 segue com sua bateria principal de íon-lítio com 40 kWh, a qual confere ao Leaf autonomia de 389 km de acordo com o padrão brasileiro. 

O Leaf é impulsionado por um motor de 150 cv (110 kW) com torque de 32,6 kgfm, mecânica que proporciona bom desempenho ao elétrico. 

Nissan Leaf 2023
Nissan Leaf 2023
Imagem: Divulgação

Futuro 

No exterior, segundo apurações do Automotive News divulgadas na semana passada, a Nissan deverá descontinuar o Leaf até a metade desta década. 

De acordo com a publicação, o modelo deverá ser substituído por um novo produto “em linha com as necessidades do atual cliente de um automóvel elétrico”. 

Lançado em 2010 nos EUA, o Leaf enfrenta uma queda acentuada na demanda por lá.

Segundo o Automotive News, a Nissan esperava comercializar por volta de 20 mil unidades do elétrico no país em 2021, registrando sequer a metade do volume em questão no fechamento do ano. 

Possivelmente a Nissan deverá colocar no lugar do Leaf um crossover baseado na plataforma CMF-EV, que inclusive deverá contar com dois motores elétricos para oferecer tração integral, sistema chamado pela marca de "e-4orce". 

O conceito Chill-Out antecipado no ano passado deverá ser a inspiração para o substituto do Leaf, o qual, inclusive, deverá adotar outro nome. 

Acima o Nissan Chill-Out Concept revelado em 2021: inspiração para o substituto do Leaf
Acima o Nissan Chill-Out Concept revelado em 2021: inspiração para o substituto do Leaf
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis