Nissan Kicks: do que os proprietários mais reclamam na internet
SUV é bastante popular no mercado brasileiro e tem uma legião de fãs, mas há quem tenha dor de cabeça com modelo. Veja o que pega
O SUV compacto Nissan Kicks foi lançado no Brasil em 2016, aproveitando os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, que tiveram patrocínio da marca japonesa.
Com outros modelos que surgiram na época, ele chegou para disputar mercado com o pioneiro Ford EcoSport e os recém lançados Honda HR-V e Jeep Renegade.
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Inicialmente importado do México, o Kicks passou a ser fabricado no Brasil em 2017, na planta da Nissan em Resende (RJ), consolidando-se como um dos veículos mais vendidos da marca no país.
Elogiado pelo bom acabamento, amplo espaço interno e o porta-malas de 432 litros, um dos maiores entre os SUVs compactos, o Nissan Kicks acomoda confortavelmente três adultos no banco traseiro.
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Em 2024, o modelo continua a se destacar nas vendas de SUVs no Brasil, figurando entre os mais vendidos do segmento.
O SUV está prestes a ganhar uma nova geração no ano que vem, mas a atual seguirá em linha como modelo de entrada.
O que pega no Nissan Kicks
Mas nem só de elogios vive o Nissan Kicks. Alguns donos relatam problemas e sinais de insatisfação em sites especializados de defesa do consumidor. Entre as principais reclamações estão:
- Qualidade da pintura: Há relatos de que a pintura apresenta problemas como descascamento e manchas, especialmente na cor branco perolizado.
- Caixa de direção: Alguns proprietários reclamam sobre problemas na caixa de direção do Nissan Kicks, como barulhos e troca da peça.
- Problemas no câmbio CVT: Há queixas de falhas no câmbio pouco tempo após o término da garantia. Além disso, o custo do conserto é alto, chegando a representar quase metade do valor do carro.
Reclamações dos donos de Nissan Kicks
Pintura
Enquanto esta matéria estava sendo elaborada, uma das reclamações postadas relatava:
"Durante uma revisão em uma das concessionárias mencionei problemas na pintura do veículo, e fotos foram enviadas para análise de garantia. Porém, fui informado de que as imagens não estavam nítidas e novas fotos seriam necessárias. Estou encaminhando fotos e vídeo novamente, solicitando solução para os problemas de pintura em um carro com menos de 20 mil km rodados."
Em mais uma reclamação recente, um proprietário de um Nissan Kicks 2017 relatou que o veículo, na cor branco perolizado, está com a pintura descascando. Após entrar em contato com a Nissan, foi orientado a procurar uma concessionária para abrir um chamado, procedimento que ele seguiu. No entanto, mais de um mês após levar o carro para análise, ainda não recebeu nenhum retorno sobre o caso.
Um terceiro consumidor dono de um Nissan Kicks SV 2018/2018 observou que a pintura do capô vem descascando. Proprietário do veículo desde 2021, ele consultou lanterneiros que confirmaram relatos semelhantes em outros Nissan Kicks. Preocupado com a possibilidade de o problema se estender a outras partes do carro e a necessidade de repintar todo o veículo, expressou sua decepção na plataforma.
Caixa de direção
Um sinal de que a caixa de direção está com problemas é se o veículo fizer barulhos ou ruídos finos, principalmente em curvas acentuadas.
Foi o que aconteceu com um dos consumidores: “Comprei um Nissan Kicks na concessionária e venho fazendo todas as revisões na concessionária. Recentemente, percebi barulhos estranhos na frente do carro ao trafegar por ruas com calçamento de pedras e curvas. Após a inspeção, foi identificado que o problema está na caixa de direção, um defeito recorrente nos carros da marca, mesmo no meu, que tem apenas 40.000 km rodados.”.
“Eu sou proprietária de um Nissan Kicks 2018 e descobri que o modelo apresenta um vício oculto na caixa de direção, relacionado a um defeito na bucha interna da cremalheira. Meu carro, com baixo quilometragem, começou a apresentar barulho aos 50 km.”
Neste caso, a Nissan informou que o problema foi resolvido.
Câmbio CVT
Há várias reclamações sobre problemas recorrentes com o câmbio CVT do Nissan Kicks. Em muitos casos, a Nissan negou o serviço de reparo, alegando que a peça não estava em boas condições.
A demora no diagnóstico do problema também é uma queixa comum, com consumidores tendo que esperar longos períodos para descobrir a causa da falha e buscar uma solução. Para completar, muitos relatam a falta de negociação justa, como descontos ou opções de reparo.
Uma proprietária de um Nissan Kicks SL CVT 2019/2020 relatou falhas de aceleração e problemas na transmissão com 71 mil km. Após diagnóstico, foi informado que a troca da transmissão CVT seria necessária, com custo de R$ 30.460,63. A Nissan recusou a cobertura do reparo, alegando o "plano de manutenções". A proprietária solicitou que a fabricante reconheça o vício de fabricação e cubra os custos da substituição.
Em resposta, a Nissan informou que o Kicks 2019/2020 está fora do período de garantia de 3 anos, conforme descrito no Manual de Garantia (página 10-6, item 1). Por esse motivo, não seria possível atender à solicitação de reparo sem custos.
“Meu Nissan Kicks SV CVT 2018/19 parou de funcionar com 80 mil km. Enviei o carro para a concessionária, mas a Nissan recusou o reparo do câmbio automático, alegando que estava fora da garantia de 3 anos. Tive um prejuízo de R$ 28 mil, além de custos com aluguel de carro e transporte alternativo. Estou totalmente inconformada com a postura da Nissan, principalmente pela reputação da marca.”, informou um segundo consumidor. A resposta da Nissan, foi a mesma do primeiro caso.