Nissan Frontier dá problemas? Veja reclamações de proprietários
Donos da picape relatam vazamento de óleo, falhas nos freios e dificuldades em encontrar peças
Se você acha que SUV, sedã e hatch são os únicos que passam por perrengues e vão parar nos sites de defesa do consumidor, é melhor pensar de novo. As picapes também entram na lista dos modelos que já deram dor de cabeça para muita gente.
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E hoje, vamos falar da Nissan Frontier. Desde que começou a ser importada em 1993, a Frontier conquistou seu espaço no Brasil. Em 2002, passou a ser fabricada por aqui, em São José dos Pinhais (PR), mas em 2017 voltou a ser importada do México, trazendo um visual modernizado. Mas nem tudo são flores.
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Apesar da robustez e do DNA off-road, a Frontier já protagonizou reclamações de consumidores, são poucas mas tem. Vazamento de óleo e problemas nos freios são algumas das queixas mais comuns. E tem mais: alguns consumidores já enfrentaram dificuldades para encontrar peças de reposição, o que deixa qualquer proprietário frustrado.
A Nissan, por outro lado, mantém uma boa reputação e ocupa a 13ª posição no ranking das melhores fabricantes de veículos, segundo avaliações.
O que os donos de Nissan Frontier dizem?
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Imagem: Murilo Góes/Divulgação
Vazamento de óleo
Um proprietário de uma Nissan Frontier Platinum 2024, com 16 mil km, identificou um vazamento de óleo no motor. Ao levar o veículo à concessionária foi constatada uma fissura no duto da turbina de baixa, problema coberto pela garantia. Seguindo a orientação da concessionária, o proprietário continuou utilizando o veículo enquanto a peça não chegava, mas agora o vazamento se agravou, deixando manchas de óleo na garagem.
Outro proprietário de uma Nissan Frontier 2020 detectou um vazamento de óleo no tubo de entrada do turbocompressor poucos meses após o fim da garantia. Todas as revisões foram realizadas em dia na concessionária. O problema aparenta ser um defeito de fabricação, e ele solicita que o reparo seja coberto pela garantia.
A Nissan respondeu que o veículo está fora do período de garantia de 3 anos concedido pela montadora, conforme descrito no Manual de Garantia (página G-5, item 1).
Além disso, a Nissan destacou que, de acordo com o manual, a falta de manutenção periódica, manutenção não recomendada pela Nissan ou realizada fora do prazo estabelecido compromete a cobertura da garantia.
Freios
Durante uma viagem, um proprietário de uma Nissan Frontier 2021 sofreu a ruptura do tubo flexível do freio dianteiro direito, ficando sem freios e colocando sua família em risco. Ele precisou dirigir até uma oficina, onde o mecânico identificou que o flexível estava ressecado.
A Nissan informou que tentou contato pelo WhatsApp, mas não obteve sucesso. A empresa afirma que deseja entender melhor a situação e solicita o envio das informações necessárias por mensagem privada. Caso ainda seja necessário suporte, a Nissan orienta que o proprietário entre em contato por meio de seus canais de atendimento oficiais.
“Tenho uma Nissan Frontier 2023 e após a revisão de 30.000 km, foi recomendada a troca das pastilhas de freio, realizada em 29 de novembro e no dia 6 de dezembro, relatei barulhos nos freios, mas fui informado de que era normal. O carro foi levado à concessionária, onde confirmaram o dano, mas alegaram desgaste natural e apresentaram um orçamento de R$ 5.500,00.”
A Nissan informou que o desgaste de peças como pneus, freios, embreagem, amortecedores e componentes de borracha é inevitável, exigindo substituição regular, conforme a Tabela de Manutenção Periódica no Manual Nissan Way Assistance.
“O freio da Nissan Frontier não dura nada. Comprei uma Nissan Frontier e realizei todas as revisões corretamente. Na terceira revisão, o mecânico informou que as pastilhas de freio estavam totalmente destruídas, muito além de um desgaste normal. Achei um absurdo isso ocorrer com apenas 30 mil km. Ao contatar o SAC, disseram que não há revisão específica para freios. Agora, terei que arcar com um alto custo pelas peças."
Resposta da Nissan: "Por se tratar de itens de desgaste natural, as pastilhas de freio não são cobertas em garantia. Essas informações estão de acordo com o Manual de Garantia, páginas 10-6 e 10-11."
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Imagem: Divulgação
Falta de peças
Um proprietário de uma Nissan Frontier XE 22/23 sofreu uma colisão frontal em 17/12/2024 e enviou o veículo para a concessionária. O orçamento foi aprovado pela seguradora em 20/12/2024, mas o reparo não foi realizado devido à falta de peças de reposição. Mesmo após abrir um protocolo no SAC da Nissan em 06/01/2025, segue sem previsão para a chegada das peças.
Ele informou ainda que, já se passaram mais de 60 dias do ocorrido e esse atraso está prejudicando seu trabalho como representante comercial, gerando custos extras com locação de veículo e dificultando a renovação do seguro. Ele considera a falta de peças um descaso com o consumidor.
Neste caso, a reclamação não foi respondida pela Nissan.
"Nissan não tem peças para reposição. Comprei uma Nissan Frontier e infelizmente, ralei o paralama direito no início de dezembro e fui até a concessionária, onde paguei antecipadamente pela peça. Hoje, 5 de fevereiro de 2025, ainda não recebi nenhuma informação sobre a entrega. Liguei para várias concessionárias no Brasil, mas ninguém tem a peça. É um descaso total!"
A Nissan reconheceu a dificuldade enfrentada pelo cliente e pediu desculpas pelo transtorno causado. Informando que, falta de peças, é resultado das condições instáveis na disponibilidade de matéria-prima global, que isso tem afetado não apenas a marca, mas também outras montadoras. No entanto, a empresa afirma estar trabalhando arduamente para resolver a situação o mais rápido possível.
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Imagem: Divulgação