Nissan anuncia 23 novos modelos eletrificados até 2030

Marca vai aumentar significativamente a participação de seus modelos híbridos ou elétricos em escala global
Nissan detalha seu plano de eletrificação

Nissan detalha seu plano de eletrificação | Imagem: Divulgação

A Nissan revelou nesta segunda-feira (29) o Ambition 2030, seu plano a longo prazo para a eletrificação de seus modelos. Nos próximos 10 anos, a marca japonesa vai lançar veículos eletrificados e novas tecnologias conforme expande suas operações no planeta. Esta é uma etapa fundamental no plano da companhia de eliminar por completo a emissão de carbono até 2050.

De acordo com a fabricante, serão 23 novos modelos eletrificados até 2030. Desse total, 15 serão completamente elétricos. Essa conta também inclui os modelos lançados pela Infiniti, que é a divisão de luxo da Nissan. Com esses novos produtos, a fabricante pretende acelerar a eletrificação de sua linha para ter um mix global de 50% produtos com esta característica em toda a sua gama.

"Com a introdução de 20 novos modelos equipados com tecnologia elétrica e e-Power (híbrida) nos próximos cinco anos, a Nissan pretende aumentar seu mix de vendas eletrificadas nos principais mercados até o Ano Fiscal 2026", destaca a empresa em comunicado. A meta da Nissan é expandir em 75% suas vendas de veículos eletrificados na Europa, além de outros 55% no Japão, 40% na China e 40% nos EUA no ano fiscal de 2030. 

Tecnologia de bateria

A Nissan, assim como as demais marcas, utiliza baterias de íons de lítio em seus modelos elétricos. Porém, o objetivo é que elas se tornem livres de cobalto até 2028, para reduzir os custos de produção em até 65%. Porém há outra tecnologia em desenvolvimento.

Trata-se das baterias de estado sólido (all-solid-state batteries – ASSB). O objetivo da marca também é lançar essa tecnologia até 2028, que vai ajudar a empresa a expandir sua oferta de modelos elétricos, com a promessa de reduzir os custos deles e oferecer um desempenho mais dinâmico dos carros. Outra vantagem é o menor tempo de carregamento, que seria reduzido em um terço, de acordo com a Nissan.  

Para o Brasil, vale destacar que é esperada a oferta do Kicks e-Power em nosso mercado, o que está previsto para ocorrer ao longo do próximo ano. 

Nissan detalha seu plano de eletrificação
Nissan detalha seu plano de eletrificação
Imagem: Divulgação