Nissan confirma relançamento da Datsun
Ao contrário do que aconteceu no passado, quando vendia carros esportivos, marca agora focará em modelos de baixo custo
Há algum tempo surgiram rumores de que a Nissan estaria pensando em reviver a Datsun, marca famosa por fabricar esportivos no passado, como uma marca de carros de baixo custo.
Passados alguns meses, Carlos Ghosn, CEO do grupo Renault-Nissan, confirmou o renascimento da marca durante uma coletiva de imprensa na Indonésia. De quebra, foi anunciado um investimento de US$ 400 milhões (cerca de R$ 730 milhões) para o desenvolvimento e produção dos primeiros carros dessa "nova" fabricante naquele país.
“Será um carro verde, acessível, com motor pequeno e um alto nível de conteúdo local... Vai ser um carro generoso” disse Ghosn a respeito do carro.
Leia também: Renault quer superar Ford no Brasil com dois novos modelos
Em outras palavras, a Datsun será para a Nissan o que a Dacia é hoje para a Renault, por exemplo. O objetivo do grupo é duplicar a produção local, atingindo um pico de 250 mil unidades anuais até 2014, já incluindo os modelos da montadora de baixo custo.
A Datsun do passado
A marca Datsun foi fundada em 1904 e trinta anos depois – em 1934 – foi adquirida pela Nissan. Ela foi uma das responsáveis pela construção da imagem da marca japonesa nos Estados Unidos com modelos esportivos derivados dos Skyline e Pulsar, por exemplo, e também pela origem dos esportivos “Z” (300ZX, 350Z, 370Z).