Nissan confirma relançamento da Datsun

Ao contrário do que aconteceu no passado, quando vendia carros esportivos, marca agora focará em modelos de baixo custo

Logo da Datsun | Imagem: Divulgação

Há algum tempo surgiram rumores de que a Nissan estaria pensando em reviver a Datsun, marca famosa por fabricar esportivos no passado, como uma marca de carros de baixo custo.

Passados alguns meses, Carlos Ghosn, CEO do grupo Renault-Nissan, confirmou o renascimento da marca durante uma coletiva de imprensa na Indonésia. De quebra, foi anunciado um investimento de US$ 400 milhões (cerca de R$ 730 milhões) para o desenvolvimento e produção dos primeiros carros dessa "nova" fabricante naquele país.

“Será um carro verde, acessível, com motor pequeno e um alto nível de conteúdo local... Vai ser um carro generoso” disse Ghosn a respeito do carro.

Leia também: Renault quer superar Ford no Brasil com dois novos modelos

Em outras palavras, a Datsun será para a Nissan o que a Dacia é hoje para a Renault, por exemplo. O objetivo do grupo é duplicar a produção local, atingindo um pico de 250 mil unidades anuais até 2014, já incluindo os modelos da montadora de baixo custo.

A Datsun do passado

A marca Datsun foi fundada em 1904 e trinta anos depois – em 1934 – foi adquirida pela Nissan. Ela foi uma das responsáveis pela construção da imagem da marca japonesa nos Estados Unidos com modelos esportivos derivados dos Skyline e Pulsar, por exemplo, e também pela origem dos esportivos “Z” (300ZX, 350Z, 370Z).