Nissan confirma novo Kicks nacional e um SUV ainda misterioso
Montadora anunciou um investimento de R$ 2,8 bilhões e a fabricação de um novo motor turbo
O CEO global da Nissan, Makoto Uchida, fez a sua primeira visita ao Brasil para anunciar um investimento de R$ 2,8 bilhões até 2025 no Brasil. Uchida contou que se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar seu plano de estratégia.
Ele envolve a fabricação da nova geração do Kicks que começa a ser vendido em 2025, um novo motor turbo e um segundo SUV nacional que ainda é misterioso, mas que será exportado para cerca de 20 países a partir da fábrica da Nissan em Resende (RJ).
O Kicks 2025 usará este novo motor turbo, que também não se sabe detalhes, mas que vai substituir o atual 1.6 aspirado de quatro cilindros com 113 cv de potência. Até este anúncio, a aposta seria que a nova geração usaria o 1.0 turbo do Renault Kardian com 125 cv.
A possibilidade não pode ser totalmente descartada, já que o mesmo projeto pode ganhar uma releitura da Nissan para a fabricação local. Outra cartada seria fazer uma versão do 1.3 da Renault que equipa modelos como Duster e Oroch. Renault e Nissan fazem parte de uma mesma aliança que ainda inclui a Mitsubishi.
Como é o Kicks 2025
A nova geração do SUV ainda é um mistério, mas algumas unidades já foram flagradas em testes no Brasil e nos Estados Unidos. O que deu para ver por baixo dos disfarces foi que o conjunto óptico dianteiro será formado por leds filetados que invadem a grade do motor.
Também é possível notar sensores no para-choque, sinal de que um piloto automático adaptativo com frenagem de emergência está à caminho. A tecnologia já existe em rivais como Volkswagen Nivus.
Na traseira, o que está visível é o aerofólio na tampa do bagageiro que abrigará a placa de identificação. As lanternas aparentam ter desenho vertical.
A plataforma será a CMF-B, a mesma do Kardian e que dará origem a novos produtos da Renault e da Nissan em breve.