Nissan confirma importação do elétrico Leaf ao Brasil
Modelo marcará o início da era dos carros elétricos comercialmente viáveis em nosso país
Com o início do novo regime automotivo brasileiro Rota 2030 a partir de janeiro do próximo ano, muitas montadoras estão acreditando na oportunidade de colocar o nosso país no caminho de uma tendência cada vez mais forte para o mundo automotivo: a dos automóveis com propulsão totalmente elétrica. Ainda falta preparar nossas ruas e avenidas – e até mesmo residências e locais de trabalho – com a infraestrutura adequada para esses modelos, porém, ao priorizar a eficiência e menores índices de poluição, é bem possível que o Rota 2030 ao menos favoreça os automóveis elétricos do ponto de vista tributário, abrindo as portas para uma maior disseminação da tecnologia por aqui.
A Nissan já quer se posicionar na dianteira desse novo segmento por aqui e confirmou a chegada do elétrico Leaf ao Brasil em breve, assim que as novas “condições” do mercado forem reveladas. Podemos esperar as primeiras unidades do Leaf chegando às concessionárias brasileiras dentro de um a dois anos. Outras montadoras, como a GM, também prometem iniciar em breve uma entrada no segmento de veículos elétricos na região da América do Sul.
Uma mescla de hatch com monovolume, o Leaf estreou sua nova geração em setembro deste ano no Japão com uma série de inovações bem interessantes, começando pela parte mecânica.
O Nissan Leaf 2018 recebeu um novo conjunto de motor e baterias chamado e-Powertrain, que confere ao modelo uma autonomia que gira em torno de 400 km. Com exatos 149,56 cv (110 kW) de potência e um bom torque de 32,6 kgfm, a Nissan anuncia que o Leaf entrega “boa aceleração e prazer de dirigir”, algo que os números citados tendem a confirmar.
Com um porte de carro médio, a nova geração do Nissan Leaf conta com 4,48 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,54 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Pela análise das dimensões, podemos dizer que o Leaf deve entrega bom conforto e espaço interno para cinco ocupantes. O porta-malas com 435 litros de capacidade também confere ao Leaf uma boa vocação familiar.
O novo Leaf conta com as tecnologias ProPilot de condução autônoma e ProPilot Park, esta uma evolução do assistente de estacionamento e capaz de controlar todo o processo de baliza do carro de forma automática.
Outro recurso bem interessante do novo Leaf 2018 é o sistema e-Pedal. Nas palavras da Nissan, o recurso permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal do acelerador, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o pedal do acelerador seja pressionado novamente.
No Japão, o Nissan Leaf 2018 chegou às lojas com preço equivalente à US$ 28.900, cerca de R$ 95.000. O valor final do Leaf por aqui vai depender de eventuais incentivos governamentais e da própria política que o Governo Federal vai adotar para veículos do tipo. Contudo, é bom possível que o preço do modelo gravite na faixa de R$ 100.000 a R$ 150.000.