Nissan apresenta o crossover Gripz Concept
Conceito da Nissan antecipa linhas de novo modelo da marca para o segmento de utilitários
O segmento de crossovers é a grande aposta da Nissan para aumentar sua participação no mercado mundial. A montadora japonesa apresentou no Salão do Automóvel de Frankfurt, que estará aberto ao público até o dia 27, o novo Gripz Concept, que adianta um novo modelo da marca para a categoria. O protótipo, de acordo com o comunicado, “mistura a praticidade e a capacidade de um crossover compacto com o desempenho e o entusiasmo de um veículo esportivo”.
O Nissan Gripz Concept traz um design agressivo e futurista, fazendo homenagem ao modelo 240Z, usado em ralis de safari na década de 1970, que trazia linha de cintura elevada, suspensão reforçada, pintura preta no capô e na tampa do porta-malas e carroceria com pintura na cor vermelho-alaranjado. Além disso, o modelo usa a tecnologia de bicicletas de corrida ao oferecer uma estrutura de carbono, com painéis robustos como revestimento blindado.
No interior, há como destaque o painel ao estilo Gliding Wing, com a parte central mais volumosa e duas grandes “asas” nas extremidades. Há ainda assentos e console inspirados em bicicletas, assim como as maçanetas das portas, que apresentam a forma de um selim de bicicleta de corrida. O volante de três raios faz referência as rodas das bikes.
Para facilitar o acesso ao interior, que oferece configuração 2+2, o conceito da Nissan dispensa a coluna B. O Gripz mede 4,1 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,5 m de altura, com 2,58 m de distância entre-eixos. Portanto, caso siga as medidas do protótipo, o futuro crossover do fabricante poderá competir entre os compactos.
O conjunto mecânico do Gripz Concept oferece sistemas híbrido e elétrico, baseados na tecnologia “Pure Drive” e-Power da Nissan. O motor elétrico do veículo é o mesmo que equipa o Leaf.