Negado pela Toyota, SUV C-HR circula em testes no Brasil
Versão híbrida é flagrada com poucos disfarces em São Paulo em testes de componentes para o futuro SUV nacional
Sempre que questionada a respeito de um possível lançamento do modelo C-HR no Brasil, a Toyota nega. Na melhor das hipóteses, a montadora até admite que o SUV compacto poderia ser vendido aqui, mas importado e na versão híbrida.
Pois é um exemplar híbrido que anda circulando por São Paulo apenas com disfarces pontuais na traseira e na parte frontal, como mostram as imagens do leitor Eduardo Godoy. Não é a primeira vez que o modelo é visto no país, mas sua aparição significa que o projeto de um utilitário esportivo da Toyota está em andamento.
Como deu a entender o presidente da montadora para a América Latina Steve D´Angelo recentemente, a Toyota está desenvolvendo outro SUV para o Brasil e regiões em desenvolvimento. Será um derivado do conceito DN Trec, revelado no Salão de Tóquio pela subsidiária Daihatsu.
Mais encorpado e espaçoso (um dos pontos fracos do C-HR), o DN Trec utiliza uma variação da plataforma TNGA batizada de DNGA. Ela é mais simples e barata que a TNGA, porém, compartilha componentes com sua “irmã”. E é essa a razão de vermos o C-HR rodando no Brasil.
“SUV” em 2020
Segundo apurou o AUTOO, o C-HR está sendo usado em testes de componentes que serão utilizados na produção do novo carro. É uma forma de antecipar o desenvolvimento do inédito SUV antes de termos os primeiros protótipos rodando pelas ruas.
O momento parece coerente com uma informação obtida pelo AUTOO sobre o planejamento da Toyota para os próximos anos. Nesse documento consta o compacto Yaris, confirmado pelo site no ano passado, e também um engimático “SUV”.
Sem adiantar de qual modelo se trata, o documento interno, no entanto, coloca o futuro SUV compacto como um produto a ser lançado a partir de 2020. Até lá veremos alguns protótipos de C-HR e futuramente do utilitário esportivo rodando pelo país, para aguçar nossa curiosidade ainda mais