Novo Honda City faz Toyota mudar de estratégia na Índia
Marca vai apostar em substituto do Yaris Sedã com proposta mais interessante
Estamos falando de um país distante, mas considerando as semelhanças econômicas entre Brasil e Índia, ambos mercados emergentes, é sempre bom ficarmos de olho nas estratégias que as fabricantes adotam para o país asiático.
Uma movimentação que ganha força na potência oriental é a possível troca que a Toyota vai realizar na Índia para o seu rival do Honda City.
Segundo apurações da imprensa especializada indiana, o Toyota Yaris Sedã deverá ser descontinuado por lá para abrir espaço para o Toyota Belta. O três volumes, na verdade, nada mais é do que um Maruti Ciaz vendido na Índia que passará a ser oferecido também pela Toyota (com todas as modificações que a fabricante julgar necessárias, obviamente).
Ao menos na Índia, a Toyota e a Suzuki (Maruti Suzuki por lá) contam com um amplo acordo de colaboração, por esse motivo o compartilhamento de modelos é comum entre as duas empresas.
Na Índia, o Toyota Yaris Sedã dificilmente consegue superar a marca de mil emplacamentos ao mês, portanto uma participação extremamente reduzida considerando o potencial do país.
Aqui no Brasil, o Yaris Sedã até que conta com uma aceitação relativamente boa, somando 5.146 emplacamentos de janeiro até abril deste ano. É um volume distante do total de 23.986 unidades do Chevrolet Onix Plus que chegaram às ruas no mesmo período, mas o Toyota ainda consegue ficar na frente do Nissan Versa (4.142 emplacamentos), Fiat Cronos (2.879) e Honda City (2.304).
A grande questão é que a movimentação da Toyota no mercado indiano surge da necessidade de oferecer um produto mais competitivo após a estreia da nova geração do Honda City. De acordo com a imprensa indiana, o Belta é um modelo de maior valor agregado em relação ao Yaris Sedã, com mais condições de enfrentar o rival em especial levando em conta as profundas evoluções que o City passou a entregar em sua nova geração.
Além de uma cabine ampla e com bom espaço interno, uma preferência entre o público de países emergentes, o Honda City avançou consideravelmente no que diz respeito ao nível de acababamento, eficiência e tecnologia.
Recebendo o mesmo motor 1.5 presente no Civic Touring, mas sem turbo e preservando a injeção direta (capaz de entregar 121 cv e 14,8 kgfm de torque), o Honda traz até um novo sistema de telemática da fabricante (Honda Connect), o qual permite controlar algumas funções do carro de forma remota pelo smartphone.
Com isso, o Toyota Belta pode se mostrar uma alternativa mais competitiva em relação ao novo Honda City, superando tudo o que o Yaris Sedã atual é capaz de entregar.
Vale destacar que a nova geração do Honda City está prevista para o Brasil, estreando por aqui no fim deste ano.
A evolução para o modelo é vital, uma vez que hoje o três volumes da Honda sequer oferece os controles de tração e estabilidade, uma das razões para explicar seu volume de vendas tão baixo no Brasil hoje em dia. Com a renovação completa do produto, certamente o Honda City ganhará um apelo muito maior por aqui. A Honda, inclusive, já confirmou que planeja incrementar o nível de seus carros vendido por aqui com a introdução do pacote Honda Sensing de assistentes de condução ao longo dos próximos anos. Vamos ver se tudo isso será motivo suficiente para a Toyota alterar algo em sua estratégia também em nosso mercado.