Na Índia, Renault prepara SUV mais barato que o Duster, facelift do Kwid...
Confira projetos nos quais a marca francesa está trabalhando e que podem chegar ao Brasil
Mercado automotivo que ganha cada vez mais relevância para as principais fabricantes globais, a Índia tem recebido uma atenção especial da Renault e boas novidades estão sendo trabalhadas para o mercado em questão. Pela semelhança do nível econômico dos dois países e alguns pontos de confluência entre o que os consumidores esperam encontrar em seu próximo automóvel, muito do que a Renault prepara para o mercado indiano tem uma grande chance de chegar ao Brasil. Um excelente exemplo é o Kwid, modelo que nasceu para a Índia e hoje também faz sucesso por aqui. Ao que tudo indica, a Renault pode utilizar sua base no mercado indiano para desenvolver novos produtos voltados especificamente para mercados emergentes, como é o caso do Brasil.
De acordo com a Autocar India, alguns projetos da marca francesa em estado avançado deverão estrear em um curto período de tempo. Depois do interessante Triber, a Renault prepara sua investida no segmento de “SUVs subcompactos”, ou seja, modelos que ficam na casa dos 4 metros de comprimento como o recente Hyundai Venue. Com isso, a marca teria um modelo abaixo do Duster em termos de preço e tamanho.
Conhecido até então pelo nome de projeto HBC, a novidade, de acordo com a Autocar India, compartilharia muitos elementos do projeto com o Triber, começando pela plataforma CMF-A (a mesma aplicada no Kwid), bem como os conjuntos mecânicos com as opções dos motores 1.0 turbo e aspirado e transmissões manual ou automatizada. Como é comum em modelos da mesma família, para obter ganhos em escala vários elementos como painel, alavanca de câmbio, volante, entre outros devem ser compartilhados.
Segundo corre nos bastidores, a Datsun, uma das marcas da Aliança Renault-Nissan, poderia contar com uma variante do projeto HBC, no caso um SUV de tamanho similar, mas estilo um pouco mais esportivo. O que também se fala na Índia é que a Renault prepara em paralelo o facelift do Kwid por lá, o qual será amplamente baseado no conceito K-ZE revelado em 2018. Como o Kwid foi lançado no Brasil em 2017, as mudanças ainda podem demorar um pouco.
Se os planos de longo prazo da Renault para o Brasil se confirmarem, uma das novidades previstas para a marca é resgatar o Clio por aqui, aplicando a carroceria da nova geração vendida na Europa na plataforma mais simples do Sandero atual com o objetivo de torná-lo mais acessível. Com isso, fica a pergunta: e como ficaria o sucessor do Logan nessa história?
Pois é, mais uma vez o mercado indiano pode nos apresentar a solução. Por lá, a Renault trabalha em um inédito sedan compacto conhecido pela designação LBA. Enquanto o futuro “SUV subcompacto” está previsto para estrear no fim de 2020 ou no máximo o começo de 2021, o sedan compacto oriundo da mesma família deve ser apresentado um pouco depois.
Como é possível notar, ao longo dos próximos anos o projeto original do Kwid resultará em uma prolífica família no mercado indiano, com projetos muito interessantes para a Renault aproveitar por aqui também. Vamos acompanhar de perto os próximos passos da marca no Brasil.