Na Europa, Renault já tem um SUV pronto para rivalizar com o Fiat Fastback

Renault prepara-se para atualizar o Arkana, modelo que já foi cogitado para o mercado brasileiro
Renault Arkana 2022

Renault Arkana 2022 | Imagem: Divulgação

Enquanto a Fiat prepara-se para lançar até o fim deste ano o seu aguardado Fastback, SUV cupê que será produzido em Betim (MG), é interessante olharmos para a Europa e encontrarmos um modelo pronto por parte da Renault, caso, obviamente, a marca francesa julgue interessante atuar na categoria por aqui. Estamos falando do Arkana, um interessante utilitário esportivo com silhueta cupê que a Renault oferece por lá. 

Importante lembrar que o Arkana fez sua estreia mundial no mercado russo projetado sobre a plataforma B0, que até hoje sustenta os projetos de Duster e Captur produzidos no Brasil. 

Com um projeto capaz de se adequar facilmente a países emergentes, como é o nosso caso, era dado como certo que o Arkana encontraria seu caminho para o mercado brasileiro, algo que a Renault, infelizmente, descartou à época. 

Renault Arkana
Renault Arkana
Imagem: Divulgação

Após a estreia na Rússia, o SUV cupê começou a ser produzido na Coreia do Sul em 2020, onde deu origem ao Samsung XM3. No país asiático, o modelo recebeu uma evolução e passou a ser montado sobre a plataforma mais sofisticada CMF-B, solução técnica também adotada para o Arkana europeu a partir de 2021. 

Com 4,54 m (na Rússia) e 2,72 m de entre-eixos (tanto sobre a plataforma B0 bem como a CMF-B), certamente o Arkana supera o Fiat Fastback em comprimento, porém, aqui no Brasil, o Renault seria uma interessante adição no segmento de SUVs intermediários, categoria na qual o Jeep Compass lidera em vendas e ganhará reforços importantes em um futuro próximo, como o Honda ZR-V

Projeção do site Kolesa antecipando o facelift do Renault Arkana
Projeção do site Kolesa antecipando o facelift do Renault Arkana
Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko

Considerando que em seu novo plano estratégico o Grupo Renault vai priorizar muito mais a rentabilidade de suas operações do que o volume de emplacamentos em si, um modelo maior e mais refinado como o Arkana poderia, eventualmente, voltar a figurar como uma opção para o Brasil. 

Paralelo a isso, não vamos nos esquecer de que os recém-confirmados investimentos da Renault no país vão viabilizar a nacionalização da plataforma CMF-B, que dará origem, inicialmente, ao projeto HJF, crossover pequeno de porte semelhante ao VW Nivus e Fiat Pulse. 

Voltando para o continente europeu, a Renault finaliza os trabalhos para lançar o facelift de meio ciclo do Arkana já no ano que vem, promovendo discretas atualizações na dianteira e na traseira do SUV, segundo protótipos flagrados recentemente transpareceram para as lentes espiãs.  

Por tudo o que o Arkana é capaz de entregar e tendo em vista a nova orientação da Renault de colocar no mercado carros mais rentáveis, quem sabe em sua próxima geração, talvez, o SUV finalmente coloque suas rodas por aqui. E é claro que vamos acompanhar de perto a trajetória do modelo!

Projeção do site Kolesa antecipando o facelift do Renault Arkana
Projeção do site Kolesa antecipando o facelift do Renault Arkana
Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis