Na Europa, Kia Rio ganha facelift, opção híbrida e mais recursos de tecnologia avançados
Modelo ganhou atualizações pontuais para sua linha 2021
A Kia revela nesta terça-feira (26) atualizações pontuais, mas de certa forma bem significativas para o Rio vendido na Europa. O modelo foi lançado no Brasil em janeiro deste ano.
Começando pelo visual, o hatch compacto passa a ostentar uma nova grade frontal, seguindo o estilo tiger-nose, porém mais estreita. Acompanhando a novidade, o para-choque frontal foi revisto, com design que sugere maior largura ao carro. A peça também traz um novo posicionamento para a lanterna de neblina.
Para o mercado europeu, o Kia Rio 2021 também recebe duas novas opções de cores (Perennial Grey e Sporty Blue), além de um novo design para a roda de liga leve aro 16”.
Internamente, a Kia anuncia que o Rio 2021 conta com uma “atmosfera superior e de melhor qualidade”, sugerindo um aprimoramento nos materiais utilizados na cabine. O modelo traz uma central multimídia aprimorada com tela de 8” que dispensa o uso de cabos para o espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, além de um display digital de 4,2” com melhor resolução no centro do painel de instrumentos.
Ponto positivo é que o Rio 2021 recebe um pacote de assistentes de condução mais avançado. Conhecido como ADAS (Advanced Driving Assistance Systems), ele engloba recursos como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (FCA) capaz de detectar pedestres, veículos e ciclistas; assistente de permanência na faixa de rodagem (LKA); alerta de atenção do condutor (DAW), além do sistema de monitoramento de pontos cegos (BCW). Na Europa, o Rio também conta com 6 airbags.
Mecanicamente o Kia Rio 2021 traz algumas evoluções consideráveis. A mais importante delas é a introdução do sistema híbrido-leve de propulsão chamado pela marca de “EcoDynamics+”. Ele é composto por um novo motor 1.0 turbo com injeção direta chamado “Smartstream” atuando em conjunto com um gerador de partida baseado em um sistema elétrico de 48V.
O Rio EcoDynamics+ será oferecido com duas opções de potência, no caso 100 cv ou 120 cv, sendo que a variante topo de linha conta com 20,3 kgfm de torque. A Kia declara que o conjunto híbrido-leve resulta em uma redução de 8,1% a 10,7% na emissão de poluentes de acordo com o New European Driving Cycle (NEDC).
Outro diferencial do Rio EcoDynamics+ será a presença da nova transmissão manual iMT (intelligent Manual Transmission). Baseada no conceito clutch-by-wire, ela se difere de uma caixa manual convencional por ser controlada de forma totalmente eletrônica.
O novo motor 1.0 Smartstream substituiu o propulsor 1.0 Kappa e será oferecido no Kia Rio 2021 também de forma não eletrificada. Nesse caso ele terá potência calibrada para 100 cv e poderá atuar em conjunto com o novo câmbio iMT de 6 marchas bem como a caixa de dupla embreagem com 7 velocidades. Também estará disponível na gama Rio 2021 o motor 1.2 aspirado com 84 cv.
Por fim, o time de engenharia da Kia também aprimorou o sistema start-stop (ISG) presente no modelo. Ele agora também passa a atuar em situações em que os pedais de freio e embreagem são acionados simultaneamente, antecipando uma parada total do carro e otimizando a economia de combustível. Anteriormente o ISG levava em conta apenas o posicionamento do pedal de embreagem.
O Kia Rio 2021 com todo o pacote de melhorias chegará às concessionárias na Europa a partir do terceiro trimestre deste ano. Por lá, interessante destacar, o modelo conta com 7 anos ou 150 mil km de garantia.
Procurados pelo Autoo, os importadores da Kia ao Brasil não contam com uma previsão de chegada do modelo atualizado ao país por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia e nas operações da empresa. Como o hatch foi lançado há pouco tempo no país, ainda restam unidades do modelo 2020 à venda.