Na Europa, iniciativa quer se tornar a fiscal dos carros poluidores
Iniciativa usa padrão mais realista para analisar as emissões dos automóveis
O paralelo apresentado pelos idealizadores da iniciativa é bem interessante: assim como instituições como o Global NCAP ajudaram a tornar os carros mais seguros, a AIR quer ajudar a conscientizar o público e as fabricantes sobre a importância de possuirmos carros menos poluidores.
Sigla para Allow Independent Road-testing, a AIR se posiciona como uma “aliança independente de organizações públicas e privadas” que terá como objetivo reduzir as perigosas emissões de poluentes dos veículos em áreas urbanas, bem como trabalhar para a implantação de frotas que emitam cada vez menos CO2.
Para isso, a entidade vai realizar o AIR Index, que pode ser consultado no site da iniciativa. Realizando testes de acordo com a normativa CWA 17379, que regula a metodologia para testes de emissões em condições normais de uso, o AIR Index classifica o nível de emissão de poluentes de diversos modelos, que pode ir desde a letra E (mais poluente) também identificados por uma etiqueta na cor vermelha, até a letra A (menos poluente) e identificados com a cor verde.
O vídeo logo abaixo do texto explica em detalhes o funcionamento do AIR Index, mas os responsáveis pelos ensaios adiantam que os carros avaliados não são fornecidos pelas montadoras e a AIR não terá nenhum vínculo com as fabricantes para garantir a isenção dos resultados.
Atualmente o AIR Index reúne dados de mais de 200 modelos e, pelo menos para os Europeus, as informações desse tipo se tornarão cada vez mais relevantes uma vez que na Alemanha, por exemplo, 14 cidades já limitam a circulação de automóveis que emitam mais de 270 mg/km de NOx. Em Londres, por sua vez, será criada uma zona de restrição onde somente poderão entrar carros com níveis de emissões “ultra baixos”.
Entre os modelos melhor avaliados no AIR Index estão o Land Rover Discovery 2018 com a motorização 3.0 turbodiesel, que obteve nota A e um nível de emissões de NOx de 80 mg/km.