Ford Mustang 2024 evolui pouco, preserva motor V8 e segue com opção manual
Sétima geração do esportivo também passou longe da eletrificação
A Ford revelou na noite da última quarta-feira (14) a nova geração do Mustang, denominada S650. Com isso, o modelo alcança sua sétima geração em quase 60 anos de uma vitoriosa trajetória nos EUA.
Procurada pelo AUTOO, a Ford informou que até o momento não tem uma previsão de estreia do Mustang 2024 por aqui. Até o momento, a marca preserva em seu site comercial no Brasil o Mustang Mach 1 anunciado com preço sugerido de R$ 544.520.
Comedida nas evoluções estéticas e mecânicas preparadas para o novo Mustang, ao que tudo indica a Ford não deverá sequer introduzir as configurações híbrida ou com tração integral que eram cogitadas para o esportivo.
Na parte mecânica, a Ford limitou-se a transferir para o Mustang 2024 os mesmos motores 2.3 EcoBoost (turbo com injeção direta) e 5.0 V8 Coyote presentes também na sexta geração. Ambos, porém, passaram por alguns aprimoramentos.
Ainda sem mencionar os dados de potência e torque dos dois propulsores na gama Mustang 2024, a Ford antecipa que o 5.0 V8 recebeu um incremento nessa área. Interessante destacar que a fabricante preservou a opção de câmbio manual 6 marchas para o Mustang V8 comercializado nos EUA. A caixa automática de 10 marchas também segue disponível.
Tanto o Mustang GT (V8) quanto o EcoBoost poderão receber o pacote Performance Pack como opcional.
Pensado para incrementar as respostas do esportivo no uso em pistas, o Performance Pack acrescenta no Mustang 2024 itens como o diferencial Tower Brace de deslizamento limitado fornecido pela Torsen, suspensão adaptativa MagneRide, rodas e pneus maiores e sistema de freio desenvolvido pela Brembo.
Se não surpreendeu tanto por fora, onde alguns dos destaques ficam por conta da nova grade dianteira mais arrojada, o Mustang 2024 recebeu uma reforma visual interna mais profunda.
A própria Ford diz em sua apresentação que o Mustang em sua sétima geração oferece o “cockpit tecnologicamente mais avançado e centrado no motorista já oferecido por qualquer Mustang até hoje. O cockpit inspirado em caças oferece ao motorista duas telas fluidas e curvas que podem ser rapidamente personalizadas para mostrar informações que o motorista deseja ou precisa ver”.
As telas em questão contemplam o display de 12,4”, que reúne as informações do painel de instrumentos, e a central multimídia Sync 4 com 13,2”. As imagens aparecem posicionadas bem ao alcance dos olhos do motorista, como é esperado em um carro de apelo esportivo.
A Ford também trouxe para o Mustang 2024 novos revestimentos internos e sistema de som projetado pela B&O para os catálogos superiores.
Entre os ineditismos do Mustang 2024, vale pontuar o novo recurso Remote Rev apresentado pela Ford. A tecnologia permite controlar a aceleração do carro por meio da chave presencial, um deleite para quem deseja curtir o som do esportivo antes mesmo de assumir o volante.
Produzido na Flat Rock Assembly Plant em Michigan, nos EUA, o Mustang 2024 começará a ser vendido na América do Norte no quarto trimestre do ano que vem. Segundo rumores, é provável que o Mustang recém-atualizado será a última geração do modelo a oferecer propulsão térmica.