Dilema do turbo: vale a pena pagar um pouco mais pelo motor mais forte?

Com mais opções de versões turbinadas no mercado, mostramos os prós e contras do best-seller Chevrolet Onix na versão aspirada e turbo
Vale a pena gastar um pouco mais em um carro com motor turbo?

Vale a pena gastar um pouco mais em um carro com motor turbo? | Imagem: Montagem sobre divulgação

O recente lançamento do Citroën C3 turbinado e o preço mais em conta para um carro com esse tipo de motor, surge a questão: vale a pena investir em um carro turbo em vez de aspirado?

Para responder essa pergunta selecionamos um veículo que está entre os mais vendidos do mercado e é oferecido com ambos os tipos de motores, o Chevrolet Onix.

O modelo, que vai receber mudanças no desenho, deverá ganhar motor com injeção direta de combustível no ano que vem, tecnologia que torna o desempenho ainda mais eficiente.

Entre as versões que vão continuar disponíveis está a LT, que atualmente pode ser encontrada com ou sem turbo, com uma diferença de preço de R$ 7.500, ambas com câmbio manual de 6 marchas.

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No caso da versão aspirada do Chevrolet Onix LT, o preço sugerido em agosto de 2024 era de R$ 96.990, ante R$ 104.990 da mesma versão, mas com motor 1.0 turboflex, os dois de origem Opel. A primeira tem quase a mesma lista de equipamentos, exceto pelo volante com regulagem de altura e profundidade, que vem de série no LT turbinado. 

Além disso, o Onix LT Turbo pode ter câmera de ré, faróis com acendimento automático e chave presencial como itens opcionais, o que não acontece na aspirada. Então, a questão da posição de dirigir no dia a dia, principalmente se você vai pegar trânsito pesado, fica mais prejudicada na versão aspirada. 

Onix Turbo sobra no desempenho

Chevrolet Onix 2020
Chevrolet Onix passará por mudanças em 2025, mas se mantém entre os carros mais vendidos em 2024
Imagem: Divulgação

Também deve ser levado em conta que o Onix LT Turbo entrega bem mais força bem antes que o aspirado. São 16,8 kgfm a meros 2.000 rpm ante 10,6 kgfm a altos 4.100 rpm. Na prática, isso significa que não serão necessárias reduções constantes de marcha para ter o minimo de agilidade na versão turbinada. 

Conforme dados das fabricantes do Onix LT Turbo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e de atingir 187 km/h, contra 13,3 s e 167 km/h do aspirado, respectivamente.  Pode não parecer muito, mas o 1.0 turbo trabalha mais em silêncio, já que tem mais eficiência, o que também influi no conforto. E tem uma relação entre peso e potência mais favorável, de 9,2 kg/cv ante 12,8 kg/cv.

Consumo do aspirado é melhor, mas com diferença desprezível 

Se você pensa que por ter o turbo, o Onix gasta bem mais que o aspirado, acaba se enganando. A difereça é desprezível entre o consumo da versão turbinada na comparação com a aspirada, conforme dados do Inmetro, acompanhe:  13,3 km/l de gasolina na cidade e 16,5 km/l na estrada no Onix LT aspirado, ante 13,1 km/l e 16,1 km/l no turbo.

Chevrolet Onix 2020
Chevrolet Onix:  motor 1.0, de três cilindros, tem origem Opel, tanto o turbo quanto o aspirado
 Imagem: Divulgação

Com apenas etanol no tanque, continua o mesmo empate técnico: 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada para o Onix LT sem o turbo e 9,1 km/l e 11,1 km/l na estrada para o turbinado. No fim do mês, a diferença de gasto com combustível entre os dois será bem pequena.

Conclusão

A conclusão é que na ponta do lápis e que cada centavo é levado em conta, o Onix LT Turbo vale mais a pena que o aspirado por gastar praticamente o mesmo oferendo bem mais conforto, desempenho e segurança.

Também vale mencionar a questão da desvalorização. Levando em conta os dados da tabela FIPE, o Onix LT 1.0 aspirado perde 11% do seu valor, ante 11,4% do turbo depois que saem da loja. Em um ano, esses índices mudam para 2,6% e 6,7% respectivamente, uma vez que o aspirado passa a ser cotado em R$ 82.296 e o turbo em R$ 85.772.

Ainda conforme a tela FIPE, um Onix LT 1.0 aspirado 2023 vale R$ 73.886 e o turbo R$ 74.279, com índices de desvalorização de 10,2% e 13,4%. Portanto, diferença continua sendo pequena e não compensa pelo melhor nível de conforto, segurança e desempenho do turbo, que consome combustível praticamente igual ao aspirado. 

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana