Motor 1.0 EcoBoost ganha prêmio pela segunda vez
Propulsor de três cilindros com injeção direta é considerado o melhor motor do ano
A Ford recebeu pela segunda vez consecutiva o International Engine of the Year (prêmio internacional de melhor motor) com o motor turbo 1.0 EcoBoost e aproveitou a oportunidade para anunciar que ampliará a gama de modelos equipados com a tecnologia.
O motor tem duas versões de potência, com 100 ou 125 cavalos, que equivalem a um 1.4 ou 1.6 convencional. Mas o maior segredo do seu sucesso é sua eficiência no consumo de combustível, com uma média de 20 km com um litro de gasolina, entre estradas e trajetos urbanos combinados.
O utilitário esportivo EcoSport deve receber o motorzinho turbo, que já equipa veículos como Fiesta e Focus no mercado europeu. A “obra de arte”, ou “baby EcoBoost”, também é prometido para o Fusion numa versão futura, diz a montadora. Certamente, terá bem mais potência que o atual para dar conta do sedã grande.
O pequeno campeão terá sua produção dobrada na planta de Colônia, na Alemanha, alcançando a marca de mil unidades/dia, a partir de agosto. O lançamento, segundo a companhia americana, ocorrerá primeiro na Índia, com o EcoSport, e depois nos Estados Unidos, com o Fiesta. O Brasil deve ficar de fora dessas novas atualizações, ao menos inicialmente.