Morre Ratan Tata, o Gurgel indiano que criou o carro mais barato do mundo

Magnata era dono de conglomerado de empresas, entre elas a Tata Motors, criadora do Nano
Ratan Tata durante apresentação do Nano em 2009

Ratan Tata durante apresentação do Nano em 2009 | Imagem: Reprodução/Instagram

Ratan Tata, empresário indiano, morreu nesta quarta-feira (9) aos 86 anos. Tata ajudou a criar um dos maiores conglomerados industriais do mundo, que leva o seu sobrenome, com empresas que vão de siderúrgicas a desenvolvedoras de softwares. A mais conhecida, no entanto, é a montadora Tata Motors.

VEJA TAMBÉM:

A empresa ficou mais conhecida em 2008, quando apresentou o Tata Nano, o carro mais barato do mundo naquela época. Com apenas 3 metros de comprimento e motor de 624 cm³ de cilindrada de 32 cv de potência, o hatch não tinha ar-condicionado nem direção com assistência. As rodas de aço sem calotas eram calçadas por pneus finos e o interior trazia apenas o básico com um simples painel central.

Apesar disso, o preço de cerca de R$ 4.000 atraiu muita gente e cerca de 200 mil unidades foram vendidas logo na pré-venda. Atrasos na construção da fábrica, no entanto, adiaram o lançamento do Nano em mais de um ano e foi quando os problemas de qualidade começaram a aparecer. 

Tata Nano, o carro mais barato do mundo em 2009
Tata Nano, o carro mais barato do mundo em 2009 Imagem: Divulgação

Alguns casos de incêndio foram relatados e o sucesso inicial do carro se transformou em cerca de 500 vendas mensais. Além disso, o carro foi reprovado em testes de colisão, o que ajudou a espalhar a fama de carro inseguro, o que o afastou de ser vendido globalmente, como em mercados dos Estados Unidos e Europa.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Uma segunda geração chegou a ser lançada em 2015. Foi quando ganhou alguns itens de conforto, como ar-condicionado e sistema de som. Mas não adiantou e em 2018, com as vendas em baixa, o Nano saiu de linha.

Mas a Tata Motors sobreviveu e hoje é uma das principais marcas do mercado indiano, onde produz modelos como o hatch Tiagor e os SUVs Punch e Nexon. A Tata também é dona da JLR, empresa que concentra as marcas Jaguar e Land Rover.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise