Montana, Rampage, Dolphin: como venderam os carros estreantes de 2023?
Ano que terminou foi palco de lançamento de várias picapes e modelos elétricos, com resultados variados
O ano de 2023 registrou o maior volume de emplacamentos desde que a pandemia do coronavírus interrompeu uma sofrida recuperação no mercado automobilístico brasileiro.
Foram registrados quase 2,2 milhões de veículos leves, ou seja, somando automóveis e comerciais leves, pouco mais de 220 mil unidades acima de 2022.
Apesar do quadro otimista, foi um período sem grandes lançamentos. Das 10 novidades mais vendidas em 2023, apenas dois modelos são produzidos no Brasil, as picapes Montana e Rampage, não por acaso a que tiveram uma média de emplacamentos mais elevadas entre os estreantes.
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Foi, inclusive, um ano de vários lançamentos de picapes assim como de expansão dos veículos elétricos movidos a bateria, todos importados.
A seguir, comentamos os principais lançamentos:
Chevrolet Montana – 30.021 unidades (média mensal de 2.958 veículos*)
A Montana foi com certa margem a novidade de maior volume a chegar ao mercado nacional. Produzida em São Caetano do Sul, a picape manteve o nome do modelo compacto, mas oferece mais espaço, quase rivalizando com a Fiat Toro.
Embora a Chevrolet tenha emplacamento unidades desde janeiro, a Montana só chegou às lojas em março e teve desde então uma média de quase 3 mil unidades vendidas. Não é ruim, mas esperava-se mais já que ela também briga com a Strada, que foi a líder em vendas no país no ranking geral.
RAM Rampage – 8.637 unidades (média mensal de 2.686 veículos)
Baseada na Toro, a inédita picape da famosa marca dos EUA demorou para chegar ao mercado, mas vem mostrando força desde então. Só no último trimestre de 2023 foram mais de 8 mil emplacamentos.
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BYD Dolphin – 6.812 unidades (média mensal de 1.343 veículos)
O elétrico Dolphin foi a maior surpresa entre os lançamentos de 2023. Com tecnologia avançada e um estilo urbano, o veículo da BYD estreou com um preço muito agressivo e a resposta do público foi imediata, com meses em que ele vendeu mais que muito popular nacional.
As novas regras protecionistas do governo, no entanto, podem dar um freio nesse movimento até que a marca chinesa decida se vai fabricá-lo na Bahia.
Haval H6 – 10.704 unidades (média mensal de 1.070 veículos)
O SUV híbrido H6, da marca pertencente à GWM, registrou o segundo maior volume de emplacamento de um estreante no ano passado, só atrás da Montana. De fato, o modelo tem sido muito bem-sucedido em meio a um segmento cheio de concorrentes.
Curiosamente, o H6 está crescendo nos emplacamentos recentemente, mesmo já não sendo uma novidade.
Ora 03 – 774 unidades (média mensal de 774 veículos)
Rival direto do Dolphin, o Ora 03, também uma marca do grupo chinês GWM, começou a emplacar para valer em dezembro. O modelo com ares de Fusca elétrico teve um bom desempenho de saída, mas será preciso algum tempo para saber qual é seu real potencial.
Honda ZR-V – 699 unidades (média mensal de 343 veículos)
Outro que chegou às ruas no final de 2023 foi o ZR-V, uma espécie de HR-V mais sofisticado e esportivo (ele é vendido em alguns mercados como HR-V). O SUV importado veio para complementar a linha de produtos da Honda, mas não deve ser figura comum no dia a dia por conta do preço elevado e da dificuldade em abastecer o mercado.
Chevrolet Silverado – 295 unidades (média mensal de 295 veículos)
A volta da Silverado ocorreu no mesmo ano em que a Ford introduzir a F-150 oficialmente por aqui. A Chevrolet, no entanto, iniciou os emplacamentos em dezembro, portanto sem tempo para entender como será sua nova carreira no Brasil.
BYD Seal – 1.040 unidades (média mensal de 206 veículos)
O sedã elétrico Seal foi revelado no Festival de Interlagos em julho e começou a ser vendido em agosto pela BYD. E tem agradado já que atua num segmento complicado e ainda assim já passou de mil unidades emplacadas.
Ford F-150 – 981 unidades (média mensal de 119 veículos)
Veículo que foi por muitos anos o mais vendido dos EUA, a F-150 é icônica e chegada ao Brasil foi aguardada por um longo tempo. Apesar disso, a picape está numa trajetória de queda nos emplacamentos desde agosto.
* Baseada nos meses plenos de emplacamentos
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