Montana é tão rápida quanto Oroch Outsider e Toro 1.3 turbo e consome menos

Avaliamos a picape da Chevrolet em sua versão topo de linha com câmbio automático
Chevrolet Montana 2023

Chevrolet Montana 2023 | Imagem: Divulgação

Finalmente chegou a hora de acelerarmos a nova geração da Chevrolet Montana, picape que evoluiu completamente em sua proposta e migrou para o segmento de picapes intermediárias. 

Em uma análise de sua ficha técnica agora completamente divulgada, fica claro que a nova Montana aproxima-se muito mais da Renault Oroch em termos de proposta do que da Fiat Toro ou da Ford Maverick. 

De acordo com os dados oficiais revelados nesta semana, a Montana alcança 4,71 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,65 m de altura, com entre-eixos de 2,80 m. 

A representante da Renault no segmento, por sua vez, mede os mesmos 4,71 m na versão topo de linha Outsider, porém é maior no entre-eixos (2,82 m) e na largura (1,83 m). 

A Fiat Toro, vale citar, se sobressai quando o assunto é tamanho, uma vez que registra 4,94 m de um para-choque a outro e 2,98 m de entre-eixos. 

Eficiência 

Em nosso primeiro contato ao volante da nova Chevrolet Montana, realizado com a versão topo de linha Premier, a picape mostrou virtudes interessantes. 

Movida exclusivamente pelo motor 1.2 turbo de injeção indireta (133 cv/21,4 kgfm), a picape em seu catálogo automático mais equipado tem como importante aliado o baixo peso (1.310 kg). 

Mesmo com números de potência e torque inferiores na disputa com Oroch Outsider (170 cv/27,5 kgfm) e Toro Endurance (185 cv/27,5 kgfm), ambas com propulsores 1.3 turbo com injeção direta, a Montana consegue andar no mesmo ritmo das rivais com a vantagem do consumo bem menor. 

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana 2023
Imagem: Divulgação

Registrando 1.432 kg na balança, a Oroch Outsider acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com etanol. A Montana Premier leva 10,1 segundos para efetuar a mesma prova, enquanto a Toro Endurance, maior e mais pesada (1.650 kg), precisa de 10,6 segundos.  

Levando em conta os dados oficiais, temos médias de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, ambas com gasolina, para a Montana automática. A Oroch 1.3 turbo registra 10,5 e 11 km/l, respectivamente, enquanto o consumo da Toro Endurance é de 9,7 e 11,6 km/l nas mesmas condições.  

Ao volante 

Para compensar a suspensão traseira mais simples (eixo de torção) em relação ao layout multibraço de Oroch e Toro, a Chevrolet aplicou na Montana soluções interessantes, como o duplo batente de rigidez variável para o conjunto de molas e amortecedores e até mesmo pneus especialmente desenvolvidos para a picape. 

Rodando por ruas e até mesmo estradas sinuosas, a Montana demonstrou bom compromisso entre estabilidade direcional e conforto, entregando a sensação de se estar ao volante de um SUV, como preconiza seu projeto. 

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana 2023
Imagem: Divulgação

Além de transparecer alto nível de segurança nas curvas, a Montana chamou a atenção pela robustez de seu conjunto de suspensão, direção e freios também em vias não pavimentadas. 

A mecânica composta pelo motor 1.2 turbo e o câmbio automático de 6 marchas é aproveitado pela versão topo de linha do Tracker, contudo fica evidente ao volante da Montana que o time da Chevrolet trabalhou em uma calibração específica do conjunto para a picape, buscando respostas diferentes entre os dois modelos.  

Quem ficou animado com as acelerações e retomadas vigorosas da Oroch Outsider certamente não ficará desapontado no comando da nova Montana. 

Cabine e caçamba 

As semelhanças da Montana com suas rivais também se estendem a aspectos relevantes em uma picape cabine dupla, como o espaço interno e a capacidade de carga. 

Em termos volumétricos, como era esperado, a Fiat Toro, até por conta do porte superior, conta com o maior compartimento para bagagens, alcançando 937 litros na medição líquida e podendo acomodar 750 kg. 

A Montana, por sua vez, tem espaço para 874 litros (padrão VDA) na caçamba contra 683 litros (também no padrão VDA tradicionalmente aceito) da Oroch, porém a picape da Renault suporta até 650 kg contra 600 kg da novidade da Chevrolet. 

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana 2023
Imagem: Divulgação

Para quem deseja transformar a caçamba em um porta-malas gigante, algo que pode ser a ideia de muitos consumidores de olho em uma picape intermediária, a Montana contará com uma série de acessórios interessantes, tais como as divisórias Multi-Board e opções de cobertura rígida para a caçamba com ou sem acionamento elétrico. 

Em nossa primeira avaliação da nova Montana, a sensação é de que o espaço para os passageiros no banco traseiro é um pouco melhor em relação ao observado na Oroch, entretanto a Toro ainda oferece uma cabine naturalmente maior. 

Dentro da gama Chevrolet, se você prioriza o espaço interno em relação ao compartimento de bagagens, certamente o Tracker conta com um habitáculo mais favorável. 

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana 2023
Imagem: Divulgação

Mercado 

Os preços definitivos da nova Montana, inclusive das duas versões com câmbio manual, serão conhecidos apenas no próximo dia 10. 

Porém, levando em conta o valor de R$ 140.490 praticado para a Montana Premier na época da pré-venda, em dezembro de 2022, o modelo da Chevrolet mostra-se uma escolha mais racional em relação a Oroch Outsider e Fiat Toro Endurance, ambas tabeladas em R$ 146 mil. 

A Montana Premier conta ainda com diferenciais importantes na comparação com a Oroch Outsider, como a presença de 6 airbags e o monitoramento de pontos cegos de série. 

Seguindo os passos do Tracker, a GM espera que as duas versões automáticas (LTZ e Premier) respondam pela maior procura pela nova Montana. A fabricante não informou volume de vendas esperado para a novidade, mas detalha que já conta com 6 mil pedidos desde a apresentação da picape. 

Considerando o iminente crescimento da categoria no Brasil, é fato que a Montana reúne todas as condições para se destacar no mercado a partir dos próximos meses. Oroch e Toro que se cuidem... 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana 2023
Imagem: Divulgação

Tudo sobre o Chevrolet Montana

Chevrolet Montana