Modelo com ''ambição global'', novo Peugeot 408 é revelado
Inédito SUV cupê da marca francesa surge com visual arrojado e deverá ser oferecido em diversos mercados
A Peugeot apresentou nesta quarta-feira (22) a sua aguardada releitura moderna para o 408.
Agora um modelo muito mais sofisticado em relação ao sedã que já foi comercializado no Brasil, o novo 408 torna-se também o primeiro crossover cupê da marca francesa, trazendo linhas muito interessantes.
Segundo o comunicado inicial da Peugeot, o novo 408 conta com 4,69 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, portanto um porte bem destacado. De acordo com a marca, as dimensões garantem ao crossover amplo espaço interno, em especial para os ocupantes do banco traseiro.
A característica em questão certamente foi pensada para agradar o público chinês, país que também será um dos responsáveis pela produção do modelo. Além da China, o 408 será fabricado inicialmente na França.
Interessante destacar o ótimo porta-malas para 536 litros que o 408 será capaz de oferecer, uma das vantagens proporcionadas pelo estilo cupê, uma vez que o balanço traseiro tende a ser maior em relação a outros modelos por conta da caída pronunciada do teto.
Com rodas aro 20” e uma altura baixa (1,48 m), o 408 aparenta ostentar uma carroceria notavelmente esportiva.
Por dentro, como não poderia ser diferente, o novo 408 conta com a solução do painel em dois níveis Peugeot i-Cockpit, além de, segundo a marca detalha, uma “ênfase na qualidade dos materiais e conectividade, com as mais recentes tecnologias para tornar a experiência de condução e viagem mais intuitiva e gratificante”.
Equipado com 6 câmeras e 9 radares, Peugeot 408 contará com um avançado sistema de auxílio à condução, que, entre outras funções, engloba até mesmo a tecnologia de visão noturna (Night Vision). O recurso alerta a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis.
Ainda completam o pacote de segurança itens como o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop and Go, monitoramento de pontos cegos com longo alcance (75 metros) e alerta traseiro de tráfego, que previne potenciais perigos em manobras de marcha à ré.
Inicialmente o Peugeot 408 contará com opções de propulsão híbrida plug-in de 180 ou 225 cv, além de um catálogo exclusivamente térmico com 130 cv. A Peugeot já confirmou que, alguns meses após a estreia, o 408 ganhará a companhia de uma configuração elétrica.
O início das vendas do novo Peugeot 408 está programado para ocorrer a partir do início de 2023 na Europa. Procurada pelo AUTOO, a Peugeot informou que, até o momento, não existe previsão de importação do 408 ao país. No comunicado global da marca, contudo, a Peugeot cita que o crossover é um carro com “ambição global”, o que sinaliza sua oferta em diversos outros mercados além de Europa e China. Vamos acompanhar.