Mitsubishi Lancer não terá nova geração
Japonesa vai ficar de vez em utilitários esportivos ou crossovers
Abalada por um escândalo de fraude em emissões, semelhante ao desencadeado pela Volkswagen nos EUA e Europa, a Mitsubishi vai adotar uma estratégia mais agressiva para os próximos anos que ressalte grande parte de sua tradição: o foco em utilitários esportivos com tração 4x4 ou crossovers, ambos com propulsão elétrica ou híbrida.
Com isso, modelos como o sedã médio Lancer ou o compacto elétrico i-MiEV não terão mais espaço no portfolio futuro da montadora japonesa. Apesar de excelentes produtos, o Lancer nunca foi um modelo com grande aceitação no Brasil, por exemplo. O i-MiEV, por sua vez, até chegou a ser importado pela Mitsubishi ao Brasil para o uso corporativo, porém o projeto não registrou grande avanço até mesmo pelo entraves burocráticos brasileiros.
Já se sabe que as próximas gerações do Outlander e do ASX serão lançadas em 2017 e 2019, respectivamente. O Outlander contará com opções híbridas, além de uma nova variante dentro da gama. Já o próximo ASX, por sua vez, terá uma versão puramente elétrica, além de motor a combustão.
Atualmente o Lancer é comercializado no Brasil somente com motor 2.0 a gasolina de 160 cv e preços variando de R$ 65.190 com câmbio manual de 5 marchas até R$ 88.190 na versão topo de linha GT.