Mirando nas esportivas alemãs, Volvo impulsiona sua divisão Polestar

Braço de performance do grupo Volvo, marca Polestar revela o primeiro modelo com desenvolvimento próprio
Polestar 1

Polestar 1 | Imagem: Divulgação

A Polestar, empresa que começou como uma preparadora especializada em carros da Volvo e se destacou tanto pela excelência em seu trabalho que passou a fazer parte do conglomerado sueco, revelou grandes novidades nesta terça-feira (17).

A empresa anunciou sua estratégia para se destacar no mundo de alta performance entre os modelos de luxo, campo hoje quase que dominado pelas alemãs Mercedes-AMG e as gamas M e RS de BMW e Audi, respectivamente, para aqueles consumidores que querem investir em um produto mais “original”.

Outra novidade foi a apresentação do Polestar 1, o belo e elegante cupê que ilustra a galeria de fotos desta notícia. O produto chegará ao mercado na metade de 2019 e será construído sobre a plataforma modular SPA, que também dá vida a modelos de médio e grande porte da Volvo como os renovados XC60 e XC90, porém cerca de 50% da estrutura do novo modelo foi desenvolvida pelos engenheiros da Polestar. Isso faz do cupê o primeiro automóvel criado inteiramente pelo braço de alta performance.

O Polestar 1 será basicamente um GT, ou seja, um cupê com capacidade para 4 passageiros com um animador conjunto mecânico híbrido que proporcionará à novidade 600 cv de potência e ótimos 101,9 kgfm de torque. A marca destaca que o Polestar 1 entregará uma autonomia de cerca de 150 km somente em modo elétrico e com as baterias carregadas, fazendo dele o híbrido plug-in disponível hoje no mercado com o maior alcance operando nessas condições, realça a Polestar.

Para realçar o comportamento dinâmico e a eficiência, o Polestar 1 contará com carroceria de fibra de carbono e também será o primeiro carro no mundo a ser equipado com o novo sistema de suspensão eletronicamente controlada fornecida pela Öhlins, marca que é referência nesse assunto. O sistema em questão é o Öhlins Continuously Controlled Electronic Suspension (CESi).

A montadora, contudo, não apresentou números de desempenho do inédito cupê.

Após o Polestar 1, a marca de alta performance da Volvo vai focar sua gama futura somente em veículos elétricos. O Polestar 2 já está confirmado e será lançado no fim de 2019. A Polestar anunciou que ele será um rival para o Tesla Model 3, portanto um sedã de porte médio-grande. Logo depois será a vez da estreia do Polestar 3, dessa vez um SUV que, assim como o Polestar 2, contará apenas com motorização elétrica de alto desempenho.

Todos os modelos da Polestar serão fabricados em uma nova unidade do grupo Volvo em Chengdu, na China, e de lá exportados para vários mercados ao redor do mundo. Essa futura unidade fabril será concluída até a metade do próximo ano.

Dono, não. Assinante! 

A Polestar também apostará em uma forma de comercialização bem interessante para seus modelos.

Os interessados no Polestar 1, por exemplo, realização os pedidos do seu carro somente pela internet. Não será necessário adquirir o carro, mas sim pagar por uma assinatura de dois a três anos para uso do modelo. Isso já incluirá os custos de manutenção, retirada e entrega do veículo e permitirá que o cliente “se concentre apenas na alegria de dirigir”, adianta a Volvo.

O sistema também permitirá que os donos do Polestar 1 também solicitem o uso de modelos das gamas Volvo e Polestar conforme desejar, tudo incluído no custo da assinatura de “compra” do carro.

A Polestar, contudo, não revelou qual será o custo da assinatura que os interessados no Polestar 1 precisarão pagar.

E no Brasil?

Para saber se resta uma pontinha de esperança de recebermos o Polestar 1 no Brasil, o AUTOO entrou em contato com a Volvo para saber a filial brasileira da marca sueca pretende disponibilizar os futuros modelos da Polestar aqui no país.

Fomos informados que “a Volvo estuda oportunidades em todos os mercados onde atua, inclusive no Brasil, porém a comercialização da gama Polestar no curto prazo é pouco provável”. Vamos torcer para que uma melhora nos cenários político e econômico do país anime a Volvo a oferecer a Polestar também por aqui. Seguramente os modelos que virão por aí serão muito interessantes.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis