Mercedes-Benz revela o G-Code, seu mini-SUV

Projetado na China e na Alemanha, G-Code Concept traz pintura da carroceria capaz de gerar energia

Mercedes-Benz G-Code Concept | Imagem: Divulgação

Para inaugurar seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento em Pequim, na China, a Mercedes-Benz mostrou o inédito G-Code, um conceito em forma de crossover compacto que deve marcar presença no Salão de Los Angeles, no final deste mês. O novo modelo adianta as linhas de um utilitário esportivo que será menor que o GLA e fazer frente ao Audi Q1, previsto para chegar ao mercado nos próximos anos.

O novo protótipo carrega um visual moderno – que deve servir de inspiração para os próximos lançamentos da Mercedes-Benz –, fruto do desenvolvimento dos estúdios de design da empresa na Alemanha em a China. O crossover traz faróis de LED e rodas de 21 polegadas entre os destaques. As dimensões do Mercedes-Benz G-Code Concept são bem reduzidas: 4,1 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,5 m de altura.

Há ainda uma grade diferenciada, com um painel que traz diferentes tons de acordo com o modo que o conjunto mecânico está operando. Quando o carro está parado, a grade fica em um tom de azul claro. No modo elétrico eDrive, as luzes ficam em um azul mais forte. No modo Eco, a iluminação passa a ser em tons de rosa, enquanto no Hybrid Sport há iluminação vermelha. Por dentro, há um painel quase sem botões, devido a um sistema com uma enorme tela na parte central.

Outro atrativo é a pintura “multi-voltaica” da carroceria, que gera energia quando o vento passa sobre a superfície do automóvel, e também uma “suspensão de energia em movimento”, que faz com que o movimento das molas e dos amortecedores seja utilizado para fazer funcionar um gerador de forma hidráulica para criar eletricidade.

A Mercedes se recusou a revelar muitos detalhes, mas adiantou que o novo G-Code vem equipado com um motor movido a hidrogênio e também outro elétrico, este instalado no eixo traseiro. Com isso, o protótipo dispõe de tração nas quatro rodas.