Mercedes-Benz prepara o novo Classe A para 2018
Hatch médio, o modelo de entrada da marca, iniciará o processo de renovação dos produtos da fabricante
Considerando que ele foi lançado na Europa em 2012, o Mercedes-Benz Classe A ainda pode ser considerado um modelo recente. Mas para a fabricante alemã, que destronou a BMW e tornou-se a líder no mercado de luxo em 2016, já é hora de revisar o hatch médio.
Nesta sexta-feira (27) a Mercedes-Benz divulgou algumas imagens do “Aesthetics A”, nada mais do que uma escultura (ou “mocape” como é usado no jargão da indústria) que já nos antecipa algumas tendências do design que será usado na renovação da gama de entrada da marca.
E se até o século XX a Mercedes foi conhecida por seu apelo mais tradicionalista e conservador em seus modelos, é inegável que a gama Classe A lançada em 2012 colaborou para reduzir em grande parte esse estigma. Um modelo de proposta fortemente mais jovial do que qualquer outro produto já feito pela marca, ele de fato ajudou a conduzir a marca para um nova era frente aos seus potenciais clientes.
Segundo Gorden Wagener, chefe de design da Daimler, a nova filosofia adotada para o design dos próximos Mercedes-Benz será a “pureza sensual”, traduzida pela marca como “a criação de formas limpas e superfícies sensuais que destaquem a alta tecnologia enquanto despertam emoções”.
Em uma declaração mais forte e polêmica, Wagener comentou durante a apresentação do mocape que “a era das dobras acabou”, uma referência à nova técnica usada pelos designers da marca para criar superfícies nas chapas metálicas não mais usando linhas ou vincos, mas sim trabalhando o metal em ângulos específicos que criem um visual mais arrojado ao modelo, em especial se valendo do uso de luz e sombra.
Por enquanto o “Aesthetics A” é um sedã compacto, possivelmente o que será o Mercedes-Benz CLA renovado, uma fatia de mercado ainda em crescimento, segundo a fabricante. De qualquer forma, ele já antecipa muito do que veremos no Classe A.
Durante uma coletiva com alguns jornalistas da imprensa europeia, Wagener não deu muitos detalhes sobre a nova geração do Classe A, contudo limitou-se a dizer que ele terá uma “cara de predador”. “Ele será um modelo bem esportivo, agressivo”, acrescenta o chefe de design.
A previsão é que a nova geração do Classe A chegue às lojas na Europa já em 2018, logo é bem possível que ele apareça talvez ainda como protótipo em setembro durante o Salão de Frankfurt. Por aqui ele deverá desembarcar até o fim de 2018 ou, no mais tardar, o começo de 2019.