Mercedes-Benz prepara novo sedã de entrada

Posicionado abaixo do CLA, modelo será um rival do BMW Série 1 sedã
Mercedes-Benz Concept A Sedan

Mercedes-Benz Concept A Sedan | Imagem: Divulgação

Uma notícia interessante apurada pelo Automotive News desperta o alerta aqui no Brasil. Segundo a agência de notícias norte-americana especializada no setor automotivo, a Mercedes-Benz vai oferecer seu novo sedã de entrada nos EUA a partir de 2018. A informação foi dada pela marca durante um encontro com concessionários locais realizado neste mês em Miami. 

O futuro modelo foi antecipado por meio do protótipo Concept A Sedan, revelado em abril deste ano no Salão de Xangai, e não trata-se apenas de mais uma carroceria derivada da gama Classe A, mas também cabe ao estudo sinalizar como será o visual da família de compactos da Mercedes-Benz. As classes A e B deverão receber uma revisão estética na metade de 2018.

Um ponto interessante do futuro Classe A sedã é que caberá a ele inaugurar a nova plataforma MFA2 (Modular Front Architecture), uma evolução da plataforma modular da marca.

Pelo menos na China, o inédito Classe A sedã, que será o três volumes mais acessível da Mercedes-Benz quando chegar às lojas, é uma resposta direta da marca para o BMW Série 1 Sedan, até o momento confirmado apenas para o mercado chinês. Ambos trilham os passos do Audi A3 Sedan, primeiro modelo premium a inaugurar esse nicho de mercado que inclusive conta com produção local. 

Em relação ao CLA, que entrega visual mais esportivo graças à carroceria cupê 4 portas, o futuro Classe A sedã tem como função figurar como uma alternativa mais versátil e racional dentro da linha Mercedes-Benz, com orientação familiar. Assim como ocorre com o Audi A3 Sedan, caso chegue ao Brasil a ideia é que o preço do Classe A sedã gravite na faixa de R$ 100.000. 

Enquanto nos EUA o futuro Classe A sedã marca a introdução dessa família naquele mercado, uma vez que por lá os hatches médios de luxo não contam com uma aceitação muito grande, nos resta saber se por aqui o Classe A sedã não chegaria com um preço elevado demais, caso importado, em relação ao já nacionalizado Classe C. Quem sabe a Mercedes considere até produzir localmente a novidade, porém resta saber se a demanda por ele no Brasil justificaria o investimento. Atualmente o Classe C é o sedã mais demandado pelos brasileiros e sua produção por aqui ocorre em conjunto com o SUV compacto GLA na planta de Iracemápolis (SP).

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis