Mercedes-Benz lança novos GLC e GLE Coupé no Brasil

SUVs partem de R$ 222.900 e R$ 415.900, respectivamente
Mercedes-Benz GLE Coupé 2016

Mercedes-Benz GLE Coupé 2016 | Imagem: Divulgação

A linha de SUVs será o principal destaque da Mercedes-Benz no mercado nacional em 2016. A montadora alemã anunciou recentemente a chegada dos novos modelos GLC, que substitui o GLK e vai concorrer com Audi Q5, BMW X3, Range Rover Evoque e Volvo XC60, e o GLE Coupé, inédito utilitário-esportivo cupê da marca que vai fazer frente ao BMW X6.

O novo Mercedes-Benz GLC nada tem a ver com seu antecessor. A começar pelo visual, o SUV traz linhas mais modernas e que lembram os carros de passeio da fabricante. O modelo usa a plataforma MRA (Modular Rear Architecture), a mesma do Classe C, e em relação ao GLK está 11 cm mais longo (4,65 m), 5 cm mais largo (1,89 m) e 0,7 cm mais alto (1,64 m), com distância entre-eixos maior em 11,6 cm (2,87 m). Além disso, o veículo está até 80 kg mais leve, chegando a 1.735 kg, graças ao uso abundante de aços de alta e ultra-alta resistência e alumínio.

Na motorização, há um 2.0 litros turbo de 211 cv, a 5.500 rpm, e 35,6 kgfm de torque, entre 1.200 e 4.000 rpm, com câmbio automático 9G-Tronic de nove velocidades e tração integral permanente 4Matic. Esse conjunto, segundo dados da Mercedes, consegue levar o utilitário-esportivo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

O GLC está disponível em duas versões: GLC 250 4Matic, por R$ 222.900, e GLC 250 4Matic Sport, por R$ 264.900. 

Na primeira variante, há sete airbags, controles de tração e estabilidade, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, alerta do nível de pressão dos pneus, bancos revestidos em couro sintético, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, freio de estacionamento elétrico, sistema de programação dinâmica Dynamic Select e rodas de 18 polegadas.

Já o segundo se diferencia pelo pacote AMG Line (com rodas aro 19, grade dianteira cromada, saias com acabamento em aço escovado, soleira nas portas, volante esportivo, tapetes exclusivos e pedais esportivos), faróis full LED, teto solar panorâmico, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, assistente de estacionamento Parking Assist, bancos revestidos em couro e camurça sintéticos, suspensão Sport, sistema Comand Online com navegador GPS, acesso sem chave e porta-malas com acionamento elétrico.

No caso do Mercedes-Benz GLE Coupé, trata-se da versão cupê do novo GLE, que substituiu o ML na linha da empresa. O modelo se destaca pela esportividade, com direito ainda a para-choques diferenciados e rodas de 21 polegadas, por exemplo.

O novo SUV é equipado com um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, capaz de gerar 333 cavalos e 49 kgfm de torque, entre 1.600 e 4.000 rpm, que trabalha em conjunto com a transmissão 9G-Tronic e a tração 4Matic, capaz de alcançar os 100 km/h em 5,9 s.

São duas versões disponíveis: GLE Coupé 400 4Matic, no valor de R$ 415.900, e GLE Coupé 400 4Matic Night, pelo preço de R$ 425.900.

O primeiro modelo oferece sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, alerta de perda de pressão dos pneus, sensores de chuva e luminosidade, sistema start/stop, faróis e lanternas em LED, câmera de ré, controle de cruzeiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de três zonas, sistema de som Harman Kardon Logic 7, sistema multimídia com DVD player, porta-malas com acionamento elétrico, acesso sem chave, sistema Parking Assist, sistema Dynamics Select, freio de estacionamento elétrico, amortecedores adaptativos e bancos em couro Nappa.

Já o segundo traz apenas detalhes visuais na cor preta, como grade dianteira, spoiler, retrovisores e rodas de liga-leve.

Com os novos SUVs, a Mercedes-Benz pode aumentar sua participação no mercado brasileiro e inclusive recuperar a primeira posição entre as marcas premium.