Mercedes-Benz já cogita tirar de linha a Classe X
Lançada há apenas dois anos, picape média pode ter a produção encerrada
Era para a novidade fazer um grande sucesso aqui no Brasil e região, afinal uma picape média da Mercedes-Benz com motorização diesel deveria ter por aqui uma grande aceitação, mas hoje a Classe X parece muito mais um problema para a Mercedes-Benz.
O Automobilwoche revelou nesta terça-feira (16), citando fontes ligadas à fabricante alemã, que a Classe X pode ser descontinuada. Atualmente a picape é produzida apenas na fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha.
Segundo relata o periódico alemão, a Daimler está em busca de reduzir custos em meio à algumas previsões de lucro menor e a picape parece estar na mira da empresa.
Lançada globalmente em 2017, a Classe X não atingiu o sucesso de mercado esperado pela Mercedes-Benz. Apenas 16.700 unidades da picape foram vendidas em 2018 isso considerando mercados da Europa, Austrália e África do Sul somados.
Especialistas creditam a aceitação não tão boa quanto prevista para a Classe X em grande parte devido ao preço elevado do modelo, que parte de 37.294 euros na Alemanha, além da forte concorrência que o modelo enfrenta de picapes como Volkswagen Amarok e Ford Ranger por lá.
Uma série de recalls anunciados para a Classe X logo após seu lançamento também impactaram diretamente nas vendas da picape.
Em fevereiro deste ano, uma notícia pegou muita gente de surpresa, com a decisão da Daimler de abandonar a produção da Mercedes-Benz Classe X na Argentina, onde seria fabricada ao lado das irmãs de projeto Nissan Frontier e Renault Alaskan.
Ao que tudo indica, a interessante ideia da Mercedes-Benz de ampliar sua participação no segmento de veículos comerciais com a Classe X resultou em algo bem distante do esperado...