Mercedes-Benz EQC 400: primeiro elétrico da marca chega ao Brasil por R$ 575 mil

Primeiro modelo da empresa no Brasil alimentado por baterias, SUV tem quase 2,5 toneladas e entrega 408 cv de potência
Mercedes-Benz EQC 400

Mercedes-Benz EQC 400 | Imagem: Divulgação

Em fevereiro, a Mercedes-Benz tinha dado início ao período de pré-venda do EQC 400 no Brasil. Na época, o primeiro carro 100% elétrico da marca em nosso país estava saindo por R$ 477.900. Agora, a empresa anunciou que o SUV já está disponível para comercialização normal. Porém, o preço da novidade pulou quase R$ 100 mil para R$ 575.000.

O valor já inclui o carregador de parede, energia grátis por um ano em parceria com a distribuidora ENEL X e aplicativo exclusivo. O Mercedes-Benz EQC 400 4Matic é movido por dois motores elétricos posicionados um em cada eixo do SUV. A marca declara uma potência combinada de 408 cv e torque máximo de 77,5 kgfm. Sem uma transmissão convencional e apesar de ter 2.495 kg, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, tendo a velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h para poupar as baterias. 

Mercedes-Benz EQC 400
Mercedes-Benz EQC 400
Imagem: Divulgação

Para alimentar o conjunto elétrico, o da Mercedes-Benz EQC 400 tem à disposição um conjunto de baterias com 80 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia declarada entre 445 km e 471 km (ciclo NEDC). Segundo a marca, o carregamento completo por meio do wallbox provido junto ao carro leva sete horas e meia, enquanto pode-se atingir 80% da carga em 40 minutos por meio de carregadores rápidos.

Apesar do peso elevado, o Mercedes-Benz EQC 400 4Matic tem dimensões mais próximas dos SUVs grandes, com 4,76 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,87 m de entre-eixos. Entre os principais equipamentos de série vale destacar o sistema multimídia MBUX com duas telas de 10,25 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para o sistema de entretenimento. Além disso, o modelo conta com os sistemas de condução semi-autônoma da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz EQC 400
Mercedes-Benz EQC 400
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva