Mercedes-Benz finalmente revela o novo GLA 2021 na Europa
Crossover derivado do Classe A muda as dimensões, mostra novo visual e introduz tecnologias vistas no hatch
Depois de uma sequência de teasers e um atraso no cronograma de lançamento, a Mercedes-Benz finalmente revelou as informações mais técnicas da nova geração do GLA. O crossover utiliza a mesma base da nova geração do Classe A e as primeiras unidades devem ganhar as ruas europeias a partir do segundo trimestre de 2020. Os preços ainda não foram confirmados. O que já se sabe, contudo é que a novidade deve chegar ao Brasil até o fim do ano que vem.
Com a nova plataforma, o GLA ficou mais curto, mas cresceu nas demais dimensões. Agora são 4,41 m de comprimento (-14 mm), 1,83 m de largura (+30 mm), 1,50 m de altura (+104 mm) e 2,73 m de entre-eixos (+30 mm). O porta-malas também cresceu. Saiu de 421 litros para um total de 435 litros de capacidade.
Na Europa, a versão básica do novo GLA, a GLA 200, utilizará um motor 1.3 turbo a gasolina de quatro cilindros compartilhado também com modelos da Renault. Ele entrega 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete velocidades. Opções a diesel e híbridas também estarão disponíveis utilizando os mesmos conjuntos encontrados no Classe A.
Indo para a outra ponta desse espectro, a AMG também fornecerá suas preparações para o novo crossover. O primeiro deles é o AMG GLA 35, com motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros gerando até 306 cv e 40,8 kgfm. Mais para frente, a Mercedes disponibilizará o AMG GLA 45 e 45S, com potencial para entregar 421 cv e 50,9 kgfm na última e empregando o mesmo 2.0.
Atualmente montado no Brasil, o GLA é um modelo bastante relevante para a marca no país. Em conjunto com o Classe C, o SUV forma a dupla de modelos mais emplacados pela Mercedes-Benz no Brasil, com o GLA somando, de janeiro até novembro de 2019, 2.534 emplacamentos. Procurada pelo Autoo, a empresa alemã confirmou que a nova geração será fabricada em Iracemápolis (SP).