Mercedes-Benz e Bosch criam o carro ''flanelinha''
Nova tecnologia pode dar uma força na hora de estacionar nos grandes centros
A Mercedes-Benz e a Bosch lançaram nesta semana em Stuttgart, na Alemanha, um projeto bem interessante e que pode ajudar vários motoristas, desde que você esteja a bordo de um dos carros com a estrela de três pontas na grade frontal, pelo menos por enquanto.
O sistema é até que simples e opera com o carro trafegando em velocidades até 55 km/h. Os sensores dos Mercedes que participam do programa ficam monitorando vagas nas ruas e criam uma espécie de mapa, o qual pode ser compartilhado entre outros Mercedes. Dessa forma, quem estiver dirigindo pela região mapeada e quiser estacionar, a tecnologia informa onde existem pontos disponíveis para parar o carro.
O programa, contudo, será dividido em duas etapas. A primeira, que já está sendo testada, revela para o motorista apenas os lugares com a maior probabilidade de encontrar uma vaga. Já a segunda fase, por sua vez, contará com informações em tempo real, criando um mapa virtual de pontos de estacionamento que serão compartilhados entre os carros.
“Quase todos os nossos carros já são conectados, logo, se eles contam com os sensores ideiais, não existe razão para que eles não os utilizem para acelerar o processo de encontrar uma vaga na rua”, destaca Sajjad Kahn, chefe de veículo digital e mobilidade da Mercedes-Benz. Tanto a fabricante alemã quanto a Bosch destacam que o recurso pode colaborar para diminuir o stress ao volante, já que procurar uma vaga para estacionar muitas vezes consome um bom tempo.
Ainda não há previsão, contudo, de quando o sistema será oferecido comercialmente nos carros da Mercedes-Benz.