Mercedes-Benz e BMW revelam conceitos interessantes
A marca da estrela aposta no luxo com o Mercedes-Maybach 6, já a BMW mira em esportividade
São famosos pelo mundo os tradicionais “concursos de elegância”, um palco para apaixonados por carros clássicos reviverem modelos que fizeram história e, se o bolso permitir, até levá-los para casa em leilões que muitas vezes atingem cifras milionárias. Neste fim de semana ocorrerá nos EUA o Pebble Beach Concours DElégance e a Mercedes-Benz e a BMW prepararam protótipos bem interessantes para o evento.
Com visual que lembra os clássicos “aero coupés” do início do século passado, o Vision Mercedes-Maybach 6 representa a proposta da marca para o segmento de ultra luxo e o visual é algo que mais se destaca no conceito, com capô muito longo, a linha de teto baixa e o vidro traseiro bipartido extremamente discreto.
Se o visual se inspira no passado, a propulsão segue a tendência mais promissora para o futuro. O Vision Mercedes-Maybach 6 conta com propulsão totalmente elétrica e tem à disposição 750 cv, suficientes para levar o conceito de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e a até 250 km/h. A fabricante ainda declara que ele é capaz de alcançar uma boa autonomia de 500 km com as baterias completamente carregadas.
Completam o lado exótico do cupê as generosas rodas de liga leve aro 24” e as portas com abertura no estilo asa de gaivota. Por dentro, os projetistas da Mercedes criaram um painel contínuo, que forma uma junção com os painéis de porta, para criar o que eles chamam de “360º lounge”. A cabine também mescla elementos, como alguns instrumentos, tanto analógicos como digitais. Um toque de sofisticação bem interessante do Vision Mercedes-Maybach 6 diz respeito aos botões do painel. Ele contam com sensores que podem avaliar algumas informações da condição física da pessoa, a cor da roupa que ela está usando e até a temperatura ambiente para regular a iluminação e demais aspectos da cabine.
O para-brisa também exibe algumas imagens da localização do carro e o motorista pode optar entre os modos de condução tradicional ou autônomo. O túnel central, por sua vez, é transparente e permite aos ocupantes visualizar o funcionamento do sistema elétrico do carro.
BMW 2002 Hommage
Outra alemã, dessa vez a BMW, também quer fazer bonito no Pebble Beach Concours DElégance com um conceito mais próximo dos tempos atuais e que tem tudo para alegrar os fãs de esportividade.
O BMW 2002 Hommage presta homenagem ao BMW 2002 Turbo lançado na Europa em 1973. Ele foi o primeiro carro produzido em série no continente a contar com motor turbo, o que pavimentou o uso da sobrealimentação tanto em categorias do automobilismo, como a Fórmula 1, como também era um prenúncio da era do downsizing de motores que vivemos hoje.
Bem “colado” ao chão, o BMW 2002 Hommage revive algumas características marcantes do carro que inspirou o conceito, como as proporções compactas, os balanços dianteiro e traseiro curtos e a dianteira com o proeminente “nariz de tubarão”.
Com rodas de liga aro 20”, o protótipo também de destaca pelos generosos spoilers na dianteira e traseira e a pintura em dois tons formando uma bela combinação. A BMW, contudo, não deu detalhes sobre o motor utilizado no protótipo, mas alguém duvida que ele é turbo? A palavra alemã “turbomeister” não nos deixa margem para qualquer pergunta.