Mercedes-Benz ganha permissão para vender carros autônomos Nível 3

Montadora alemã é a primeira no mundo a atender os requisitos legais para utilizar o maior nível de autonomia em seus carros
Sistema autônomo do Mercedes-Benz Classe S em funcionamento

Sistema autônomo do Mercedes-Benz Classe S em funcionamento | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz recebeu uma aprovação importante para o futuro dos carros autônomos. A marca se tornou a primeira empresa automotiva a atender os requisitos legais (norma UN-R157) para comercializar automóveis com sistema autônomo de Nível 3, que é um dos mais avançados atualmente. 

Como a Alemanha tem uma lei de trânsito para esse nível de autonomia desde 2017, os proprietários do Mercedes-Benz Classe S e do EQS com o sistema Drive Pilot poderão utilizar o sistema no país já no primeiro semestre de 2022.

O sistema poderá ser utilizado em trechos específicos de rodovias alemãs, em tráfego intenso ou em situações de congestionamento, podendo atuar até 60 km/h.

O nível três de autonomia permite que o motorista faça mais atividades enquanto está ao volante. Com o Drive Pilot ativado, os condutores do Classe S e EQS podem fazer compras online ou responder e-mails pela tela do sistema multimídia, por exemplo, enquanto o carro é conduzido pelo sistema. 

Segundo a Mercedes-Benz, o Drive Pilot é capaz até mesmo de fazer manobras de emergência. Dessa forma, caso seja necessário desviar de algum obstáculo ou acidente à frente, o sistema é plenamente capaz de mudar a trajetória do veículo sem a interferência humana.

Por enquanto, o sistema pode ser utilizado em 13.191 km de estradas na Alemanha. Há testes em diversos outros países para a liberação do sistema, como nos Estados Unidos e na China. Como o plano da Mercedes-Benz é oferecer o recurso em todo o planeta, a tecnologia será implementada nos outros países conforme as liberações forem acontecendo.  

Mercedes-Benz Classe S 2021
Mercedes-Benz Classe S 2021
Imagem: Divulgação