Mercedes-Benz anuncia fábrica de carros no Brasil
Montadora, que já produz caminhões no País, vai investir R$ 500 milhões para fazer automóveis de passeio em Iracemápolis (SP)
A divisão brasileira da Mercedes-Benz oficializou nesta terça-feira (1), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP), um investimento de R$ 500 milhões para a construção de uma nova fábrica no Brasil, desta vez para produzir automóveis de passeio – a marca já produz caminhões e utilitários no Brasil.
De acordo com Philip Schiemer, presidente da montadora no mercado nacional, a nova planta, que será erguida em Iracemápolis (SP), a 150 km de São Paulo, entrará em operação em 2016 e deverá criar cerca de mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos.
O primeiro carro a ser produzido na nova linha de montagem será o SUV compacto GLA, recém-lançado no Salão de Frankfurt. Outro produto será a nova geração do sedã Classe C, que será apresentado no Salão de Detroit, em janeiro de 2014.
Com o anúncio, a Mercedes-Benz segue o exemplo de suas conterrâneas BMW e Audi, que também vão produzir automóveis em território nacional. O trio alemão, assim como outras montadoras que também anunciaram fábricas no Brasil, decidiu nacionalizar seus produtos por conta do Inovar-Auto, que incentiva a fabricação de automóveis com desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, em até 30%.