Mercado de picapes teve alta da Saveiro e queda de Strada e Toro

Entre as médias, líder Hilux vê diferença para S10 diminuir e Ranger tem vendas estáveis
Toro Ranch terá desconto de R$ 33 mil na venda direta

Toro Ranch terá desconto de R$ 33 mil na venda direta | Imagem: Divulgação

O segmento das picapes está movimentado, pelo menos nos lançamentos. Neste ano vimos a chegada das novas gerações de Chevrolet Montana e Ford Ranger a estreia da Ram Rampage.

Ainda são aguardadas a reestilização da Volkswagen Saveiro e a chegada da Chevrolet Silverado para competir no segmento das grandes.

Essa fatia, apesar dos baixos índices de vendas, viu uma queda acentuada, principalmente da Ram 3500, que vendeu 550 unidades em abril e 174 em junho.

Compactas

Entre as compactas, a Saveiro, prestes a mudar, aproveitou o bom mês da Volkswagen e subiu seus emplacamentos de 3.873 unidades em maio para 4.638 em junho. 

Volkswagen Saveiro 2022
Volkswagen Saveiro 2022
Imagem: Divulgação

Enquanto isso, a rival Fiat Strada teve queda de 9.716 para 9.007 unidades. A vantagem, como se pode ver, ainda é bastante folgada.

E deve continuar assim. A veterana Saveiro passará por um facelift que a deixará com a frente mais próxima à do Polo Track, mas manterá a carroceria baseada no Gol de 2008. Segundo o site Autossegredos, a compacta perderá a versão Cross e ganhará a Exclusive, mais luxuosa.

Enquanto isso, a Strada também passará por mudanças. As versões mais caras vão passar a ser equipadas com motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio automático CVT. Um facelift de meio de vida também pode ser esperado.

Intermediárias

No segmento intermediário, onde estão as picapes maiores que as compactas, mas ainda aquém das médias em porte e preço, a Fiat também perdeu vendas na liderança com a Toro, mas não a vantagem.

A Montana também vendeu menos em junho em relação a maio. O mesmo aconteceu com a terceira colocada Renault Oroch. A Ford Maverick foi a única a subir, mas em volumes mais baixos.

A picape da Fiat ficou mais barata nas versões diesel, mas passa por uma readequação por causa da chegada da Ram Rampage, que deve movimentar este segmento em julho. Enquanto isso, a Montana ganhará a versão RS com apelo mais esportivo.

Médias

Categoria tradicional no mercado brasileiro, as picapes médias continuaram com a liderança da Toyota Hilux, que oscilou negativamente em junto enquanto a Chevrolet S10 teve leve alta nos emplacamentos.

Toyota Hilux 2024
Toyota Hilux 2024
Imagem: Divulgação

A novidade do mês, a Ford Ranger, conseguiu manter estabilidade na faixa das 1.400 unidades. A caminhonete da Ford ganhou nova geração e começou a ser vendida com motor V6 3.0. Alguma mudança vai ter nos números quando as versões 2.0 chegarem em setembro.

Outra mudança para breve é a anunciada chegada da Fiat Titano, estreia da marca no segmento. A S10 está prestes a ganhar uma mudança no visual. para ficar com o estilo mais próximo do usado nos Estados Unidos. A Mitsubishi L200 também terá nova geração, mas fora do Brasil. Como ainda há versões da geração atual com o visual antigo, essa mudança não deve acontecer tão rápido no país.

Grandes

Categoria mais de imagem do que de volume de vendas, teve grande queda com a Ram 3500 se adequando para a chegada da linha 2023. A maior picape da marca foi de 550 unidades em abril para 379 em maio e 174 em junho, uma a mais que a Ford F-150.

RAM 3500 2023
RAM 3500 2023
Imagem: Divulgação

O segmento, que cresceu em oferta nos últimos anos, vai ter mais uma concorrente em breve: a Chevrolet Silverado. A picape grande será vendida na versão High Country com motor V8 6.2 de 426 cv.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023