Mercado de eletrificados cresce 40% em 2022; Tiggo 5X Hybrid liderou segmento em novembro

País caminha para registrar novo recorde na procura por modelos menos poluentes
CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid

CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid | Imagem: Divulgação

Apesar de ainda distantes da maioria dos consumidores por conta do valor elevado, os carros com alguma forma de propulsão eletrificada estão registrando uma procura ascendente no Brasil. 

Segundo o levantamento mais recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o segmento de carros eletrificados deverá fechar o ano muito próximo das 50 mil unidades emplacadas, configurando um novo recorde e superando em cerca de 40% o volume registrado em 2021. 

Os dados em questão levam em conta modelos com propulsão híbrida-leve, híbrida plena, híbrida plug-in e veículos 100% elétricos. 

Fecharemos 2022 com quase 50 mil emplacamentos, ou cerca de 40% acima de 2021. Ainda assim, estamos distantes dos principais mercados em eletrificação. Temos muito a caminhar para criar no Brasil um ambiente realmente favorável às energias limpas no transporte. Precisamos urgentemente de um Plano Nacional em prol da mobilidade elétrica”, salienta Adalberto Maluf, presidente da ABVE. 

Toyota Corolla Cross 2022
Detalhe do conjunto mecânico híbrido flex presente nos híbridos nacionais da Toyota 
Imagem: Divulgação

Atualmente, 40 fabricantes disponibilizam 119 modelos de automóveis de passeio eletrificados no Brasil considerando as tecnologias híbrida, híbrida plug-in e 100% elétrica. 

Além disso, a infraestrutura vem aumentando sua área de cobertura, com novos postos de recarga elétrica sendo instalados no país, o que promove uma maior segurança por parte dos consumidores para adoção da tecnologia, salienta a ABVE. 

Em novembro, o CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid liderou o segmento de carros eletrificados no Brasil ao somar 1.009 unidades comercializadas. O volume representa o melhor resultado mensal de 2022 para o modelo e é 224,4% superior ao registrado no mês anterior, quando foram emplacadas 311 unidades do SUV compacto eletrificado, destaca a fabricante. 

CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid
CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid
Imagem: Divulgação

Comprovando o interesse dos brasileiros por veículos com este tipo de propulsão, a CAOA Chery detalha que desde a apresentação de sua linha com propulsão alternativa, realizada em junho deste ano, 5.742 unidades eletrificadas foram comercializadas. 

Ao todo, elenca a CAOA Chery, chegaram ao mercado 1.979 unidades do Tiggo 5X Pro Hybrid, 1.847 unidades do Tiggo 8 Pro Hybrid, 1.058 unidades do Tiggo 7 Pro Hybrid e o 100% elétrico iCar já foi a escolha de 779 consumidores no país. 

Um ponto a favor do Tiggo 5X Pro Hybrid reside no preço competitivo para o segmento, sendo que hoje o SUV compacto com propulsão eletrificada parte de R$ 169.990. 

No acumulado de janeiro a novembro, de acordo com dados da ABVE, o Toyota Corolla Cross segue no topo do ranking entre os eletrificados mais comercializados no Brasil, somando 11.561 emplacamentos levando em conta apenas seus catálogos híbridos. O mais acessível deles, no caso o Corolla Cross XRV Hybrid, parte de R$ 200.290 na maior parte do território nacional. 

Entre as capitais, São Paulo é a que lidera o ranking de emplacamentos de veículos eletrificados, apontando 6.606 unidades de janeiro até o mês passado. Na cidade, os proprietários de carros eletrificados contam com alguns benefícios, como a isenção do rodízio municipal. 

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross Hybrid
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis