Mercado de elétricos em alta: BYD Sealion 7 e mais 4 modelos novos para 2025

Em 2024, o setor registrou crescimento de 107,7% na comparação com o ano anterior
BYD Sealion 7

BYD Sealion 7 | Imagem: Divulgação

O mercado de carros elétricos no Brasil vem se fortalecendo a cada dia no Brasil. Só em 2024, as importações bateram recorde e atingiram quase US$ 1,6 bilhão, um aumento de 107,7% em relação ao ano anterior.

Os dados foram levantados pela Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).  Em unidades, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidas 177.538 unidades em 2024, uma alta de 89%.

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A julgar pelo especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin, a tendência é de que o mercado de carros elétricos continue avançando no Brasil.

A tese do especialista vai de encontro com o aumento da competitividade no setor, queda nos valores para se manterem mais atrativos frente às novidades e o aumento na confiança do consumidor brasileiro em relação a estes tipos de veículos.

“A expectativa é que esse mercado continue em alta, impulsionado pelo comportamento do consumidor brasileiro, que tem buscado cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas”.

De olho nisso, marcas já consolidadas no mercado como a BYD têm se destacado no Brasil e, em breve, lançará o SUV cupê Sealion 7, que fez sua estreia na Europa no final do ano passado. Confira outras novidades das principais fabricantes para 2025.

1- Chevrolet Spark EUV

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV já foi apresentrado pela GM e chegará ao mercado brasileiro nos próximos meses
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Spark EUV é outro SUV elétrico prometido para este ano no Brasil. A informação oficial se deu durante a festa de 100 anos da Chevrolet no Brasil. 

Na verdade, o modelo não passa de um Yep Plus da Baojun, marca chinesa controlada pela GM. Com isso, o Spark EUV será lançado com o mesmo conjunto do irmão gêmeo, ou seja, um propulsor elétrico traseiro de 101 cv que possibilita a autonomia de 401 km (ciclo CLTC da China). A velocidade final é de 150 km/h, segundo a fabricante.

Em dimensões, são 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura, o que lhe confere um porte compacto, portanto bem próximo ao do seu principal alvo: o Dolphin. Só o porta-malas é um pouco mais generoso com 385 litros, contra 250 l do hatch elétrico da BYD.

Na parte interna, o Spark EUV é notado pelo conjunto de telas, de 8,8 e 10,1 polegadas, que tem funções de painel de instrumentos e tela multimídia.

2- JAC e-JS3

JAC E-JS3
JAC E-JS3 está prestes a ser lançado, durante o primeiro semestre, com o BYD Dolphin na mira
Imagem: Divulgação

Outro elétrico que vai entrar na disputa com o BYD Dolphin e GWM Ora 03 é o JAC e-JS3, um hatch de dimensões diminutas, mas com alcance de gigantes. A autonomia, por exemplo, na versão topo de linha, equipada com motor dianteiro de 136 cv (100 kW), chega a ser de 600 km pelo ciclo WLTP.

Outro ponto que agrada no e-JS3 é a enorme tela 15,6 polegadas do sistema multimídia com modem 5G que também serve para comandar uma série de outros recursos, como os de climatização. Também chama atenção o volante multifuncional de dois raios e com base achatada que favorece o acesso do motorista.

Olhando de frente, uma rápida passada nos faz confundir com o Ora 03 por conta do formato redondo dos faróis. Já na traseira, é impossível não notar a semelhança com os carros da Mini.

Em termos de volume, o hatch compacto da JAC mede 4,02 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,62 m.

Independente disso, o JAC e-JS3 tem tudo para agradar o público brasileiro, em especial o casal de jovens e com, no máximo, dois filhos pequenos.

 
3- BYD Sealion 7

BYD Sealion 7
BYD Sealion 7 também já foi visto em testes camuflado no Brasil e está prestes a chegar ao mercado no Brasil
Imagem: Divulgação

O SUV cupê BYD Sealion 7 fez a sua primeira apresentação oficial durante o Salão de Paris de 2024 cujas vendas começaram logo após o fim da mostra. 

Com o desenho alinhado com o DNA da marca que adota a temática “Ocean”, o Sealion 7 traz a frente que lembra bastante outros modelos da BYD como o sedã Seal. Na parte lateral, as maçanetas embutidas têm sistema de recolhimento (quando o veículo está em movimento) para favorecer o melhor efeito aerodinâmico. 

Na traseira, o que mais se destacam são o conjunto de lanternas traseiras em LED unidas por uma faixa que leva a mesma assinatura e o aerofólio “vazado” para melhor fluxo do ar.

Internamente, o destaque é a tela multimídia rotativa central de 15,6 polegadas que permite navegar, acessar os principais comandos ou configurar funções, tudo de forma simples e intuitiva.  

Dependendo da versão, o BYD Sealion 7 pode vir equipado com dois motores elétricos de 530 cv (390 kW) que garantem um zero a 100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade final de até 215 km/h. A autonomia é de 502 km (ciclo combinado WLTP).

4- Leapmotor C10

C10
C10 Imagem acaba de ser mostrado oficialmente pela Stellantis, que vai trazer o SUV elétrico ao Brasil nos próximos meses
: Divulgação

Confirmada pela Stellantis, grupo que controla a marca chinesa Leapmotor, o C10 será um dos modelos - o primeiro lançamento de origem chinesa controlada pela Stellantis no Brasil - que a marca irá comercializar na região, começando por Brasil e Chile. 

O Leapmotor C10 possui 4,74 metros de comprimento, entre-eixos de 2,83 m e 1,90 m de largura, o que o coloca na disputa com outros SUVs na categoria médio-grande como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6.

O desenho do C10 é destacado pelo conjunto óptico frontal formado por faróis afilados unidos por uma faixa luminosa e na parte traseira, o esquema se repete. Na lateral, as maçanetas são embutidas com recurso semelhante ao do BYD Sealion 7. Assim, a carroceria traz linhas fluidas e curvilíneas, fato que não faz pensar que estamos diante de um SUV médio-grande.

O Leapmotor C10 é vendido lá fora em versões elétrica, com motor elétrico de 231 cv e baterias de 52,9 kWh (410 km de autonomia) ou 69,9 kWh (530 km), de acordo com o ciclo chinês CLTP, ou elétrica com autonomia estendida (EREV) com 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv que na potência combinada rendem também 231 cv, cujo alcance é de 210 km (modo elétrico) ou 1.190 km (a combustão). 

5- Omoda 5

Chery Omoda 5 EV
Chery Omoda 5 EV está nos planos da marca chinesa no Brasil para entrar na briga com os rivais que fazem sucesso
Imagem: Divulgação

Outro SUV elétrico que entra na disputa pela preferência do consumidor brasileiro é o Omoda 5. Na ocasião, quando a marca prometeu lançar versões híbrida leve e elétrica (MHEV), no caso da primeira era esperado o mesmo conjunto motriz dos modelos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro Hybrid. 

De acordo com a Autoesporte, a fabricante decidiu trocar a versão híbrida 1.5 turbo de 160 cv por outra inédita com sistema híbrido pleno (HEV). Nesse caso, a unidade 1.5 turbinada a gasolina é a mesma, mas a novidade é que ela vem com injeção direta de combustível e operação em ciclo Miller, tudo em prol do favorecimento da eficiência energética.

Ainda de acordo com a publicação, por ser uma novidade que não existe em nenhum outro mercado, o grupo responsável não tem dados técnicos oficiais, mas que, em breve, deve marcar estreia com o Chery Tiggo 4 na Austrália que por aqui o conhecemos como Caoa Chery Tiggo 5X.

Já a versão totalmente elétrica, prevista para o primeiro semestre de 2025 no Brasil, traz motor elétrico dianteiro de 204 cv de potência.

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.