Mercado de elétricos em alta: BYD Sealion 7 e mais 4 modelos novos para 2025
Em 2024, o setor registrou crescimento de 107,7% na comparação com o ano anterior
O mercado de carros elétricos no Brasil vem se fortalecendo a cada dia no Brasil. Só em 2024, as importações bateram recorde e atingiram quase US$ 1,6 bilhão, um aumento de 107,7% em relação ao ano anterior.
Os dados foram levantados pela Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em unidades, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidas 177.538 unidades em 2024, uma alta de 89%.
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A julgar pelo especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin, a tendência é de que o mercado de carros elétricos continue avançando no Brasil.
A tese do especialista vai de encontro com o aumento da competitividade no setor, queda nos valores para se manterem mais atrativos frente às novidades e o aumento na confiança do consumidor brasileiro em relação a estes tipos de veículos.
“A expectativa é que esse mercado continue em alta, impulsionado pelo comportamento do consumidor brasileiro, que tem buscado cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas”.
De olho nisso, marcas já consolidadas no mercado como a BYD têm se destacado no Brasil e, em breve, lançará o SUV cupê Sealion 7, que fez sua estreia na Europa no final do ano passado. Confira outras novidades das principais fabricantes para 2025.
1- Chevrolet Spark EUV
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Imagem: Divulgação
O Chevrolet Spark EUV é outro SUV elétrico prometido para este ano no Brasil. A informação oficial se deu durante a festa de 100 anos da Chevrolet no Brasil.
Na verdade, o modelo não passa de um Yep Plus da Baojun, marca chinesa controlada pela GM. Com isso, o Spark EUV será lançado com o mesmo conjunto do irmão gêmeo, ou seja, um propulsor elétrico traseiro de 101 cv que possibilita a autonomia de 401 km (ciclo CLTC da China). A velocidade final é de 150 km/h, segundo a fabricante.
Em dimensões, são 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura, o que lhe confere um porte compacto, portanto bem próximo ao do seu principal alvo: o Dolphin. Só o porta-malas é um pouco mais generoso com 385 litros, contra 250 l do hatch elétrico da BYD.
Na parte interna, o Spark EUV é notado pelo conjunto de telas, de 8,8 e 10,1 polegadas, que tem funções de painel de instrumentos e tela multimídia.
2- JAC e-JS3
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Imagem: Divulgação
Outro elétrico que vai entrar na disputa com o BYD Dolphin e GWM Ora 03 é o JAC e-JS3, um hatch de dimensões diminutas, mas com alcance de gigantes. A autonomia, por exemplo, na versão topo de linha, equipada com motor dianteiro de 136 cv (100 kW), chega a ser de 600 km pelo ciclo WLTP.
Outro ponto que agrada no e-JS3 é a enorme tela 15,6 polegadas do sistema multimídia com modem 5G que também serve para comandar uma série de outros recursos, como os de climatização. Também chama atenção o volante multifuncional de dois raios e com base achatada que favorece o acesso do motorista.
Olhando de frente, uma rápida passada nos faz confundir com o Ora 03 por conta do formato redondo dos faróis. Já na traseira, é impossível não notar a semelhança com os carros da Mini.
Em termos de volume, o hatch compacto da JAC mede 4,02 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,62 m.
Independente disso, o JAC e-JS3 tem tudo para agradar o público brasileiro, em especial o casal de jovens e com, no máximo, dois filhos pequenos.
3- BYD Sealion 7
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Imagem: Divulgação
O SUV cupê BYD Sealion 7 fez a sua primeira apresentação oficial durante o Salão de Paris de 2024 cujas vendas começaram logo após o fim da mostra.
Com o desenho alinhado com o DNA da marca que adota a temática “Ocean”, o Sealion 7 traz a frente que lembra bastante outros modelos da BYD como o sedã Seal. Na parte lateral, as maçanetas embutidas têm sistema de recolhimento (quando o veículo está em movimento) para favorecer o melhor efeito aerodinâmico.
Na traseira, o que mais se destacam são o conjunto de lanternas traseiras em LED unidas por uma faixa que leva a mesma assinatura e o aerofólio “vazado” para melhor fluxo do ar.
Internamente, o destaque é a tela multimídia rotativa central de 15,6 polegadas que permite navegar, acessar os principais comandos ou configurar funções, tudo de forma simples e intuitiva.
Dependendo da versão, o BYD Sealion 7 pode vir equipado com dois motores elétricos de 530 cv (390 kW) que garantem um zero a 100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade final de até 215 km/h. A autonomia é de 502 km (ciclo combinado WLTP).
4- Leapmotor C10
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: Divulgação
Confirmada pela Stellantis, grupo que controla a marca chinesa Leapmotor, o C10 será um dos modelos - o primeiro lançamento de origem chinesa controlada pela Stellantis no Brasil - que a marca irá comercializar na região, começando por Brasil e Chile.
O Leapmotor C10 possui 4,74 metros de comprimento, entre-eixos de 2,83 m e 1,90 m de largura, o que o coloca na disputa com outros SUVs na categoria médio-grande como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6.
O desenho do C10 é destacado pelo conjunto óptico frontal formado por faróis afilados unidos por uma faixa luminosa e na parte traseira, o esquema se repete. Na lateral, as maçanetas são embutidas com recurso semelhante ao do BYD Sealion 7. Assim, a carroceria traz linhas fluidas e curvilíneas, fato que não faz pensar que estamos diante de um SUV médio-grande.
O Leapmotor C10 é vendido lá fora em versões elétrica, com motor elétrico de 231 cv e baterias de 52,9 kWh (410 km de autonomia) ou 69,9 kWh (530 km), de acordo com o ciclo chinês CLTP, ou elétrica com autonomia estendida (EREV) com 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv que na potência combinada rendem também 231 cv, cujo alcance é de 210 km (modo elétrico) ou 1.190 km (a combustão).
5- Omoda 5
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Imagem: Divulgação
Outro SUV elétrico que entra na disputa pela preferência do consumidor brasileiro é o Omoda 5. Na ocasião, quando a marca prometeu lançar versões híbrida leve e elétrica (MHEV), no caso da primeira era esperado o mesmo conjunto motriz dos modelos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro Hybrid.
De acordo com a Autoesporte, a fabricante decidiu trocar a versão híbrida 1.5 turbo de 160 cv por outra inédita com sistema híbrido pleno (HEV). Nesse caso, a unidade 1.5 turbinada a gasolina é a mesma, mas a novidade é que ela vem com injeção direta de combustível e operação em ciclo Miller, tudo em prol do favorecimento da eficiência energética.
Ainda de acordo com a publicação, por ser uma novidade que não existe em nenhum outro mercado, o grupo responsável não tem dados técnicos oficiais, mas que, em breve, deve marcar estreia com o Chery Tiggo 4 na Austrália que por aqui o conhecemos como Caoa Chery Tiggo 5X.
Já a versão totalmente elétrica, prevista para o primeiro semestre de 2025 no Brasil, traz motor elétrico dianteiro de 204 cv de potência.