Menos hatch e mais crossover: o que esperar para o sucessor do Ford Ka no Brasil
Compacto da marca norte-americana pode contar com uma guinada em sua proposta atual
Ao contrário do mercado europeu, onde a Ford poderá seguir resiliente na oferta de hatches como o Fiesta e o Focus por mais tempo, nos EUA e demais mercados o foco para os próximos anos será mesmo uma migração completa para SUVs e picapes, estratégia conhecida há um bom tempo.
Aqui no Brasil não será diferente e a subsidiária local deixa cada vez mais claro seu alinhamento com a matriz norte-americana. Em breve, veremos a estreia do Territory por aqui, bem como o Escape híbrido, um forte concorrente para o Toyota RAV4, também está nos planos da Ford para o nosso país.
A pergunta óbvia que surge disso tudo é: mas e a linha Ka? Como ficam os compactos da marca?
Durante a última coletiva da Ford em 2019, ocasião em que o Mustang Black Shadow foi introduzido no Brasil, o Autoo teve a oportunidade de fazer o questionamento para Lyle Watters, presidente da empresa para a América do Sul.
Na ocasião, Watters revelou que a Ford está cada vez mais atenta aos “desejos dos consumidores”, fato que, hoje em dia, inegavelmente passa pelo segmento de utilitários esportivos e crossovers.
“A gente precisa entender quais serão as necessidades e desejos dos consumidores na próxima década. O perfil do mercado vai mudar muito nos anos seguintes e precisamos ter em mente qual tipo de carroceria vai agradar mais nossos clientes. Pode ser um hatch? Pode ser um sedan? Ou será alguma outra silhueta diferente? Não posso entrar em detalhes, mas certamente vamos oferecer produtos bem interessantes”, ponderou, à época, o executivo responsável pelas operações da Ford na região.
Para nos ajudar a interpretar a fala de Watters, o Autoo conversou com outras fontes ligadas à marca que nos explicaram que a ideia da Ford é transformar o sucessor do Ka em um crossover compacto, o que poderia agradar um público cada vez maior.
A Volkswagen, por exemplo, deixou claro que tem nos planos para o Brasil um crossover de pequenas dimensões, tratado internamente pela fabricante como o projeto “A0 CUV”. Ele deverá ser desenvolvido em paralelo com a próxima geração do Gol (projeto “A00”) e teria uma proposta muito semelhante com a qual a Ford tem em mente para o novo Ka.
Até o momento o sucessor do Ka adotando um novo estilo de carroceria ainda pode estar em um estágio embrionário, uma vez que Ford precisa resolver várias questões de competitividade e custos de produção em sua fábrica de Camaçari (BA), mas o designer Kleber Silva preparou exclusivamente para o Autoo uma projeção de como poderia ser esse futuro “Ka crossover” tomando como base alguns SUVs recentes da Ford, como o europeu Puma.
Resta saber se, como o Ka tornando-se um crossover, ainda restaria algum interesse da Ford em investir em um sucessor para o Ka Sedan. O três volumes ainda conta com uma boa participação na categoria, hoje figurando logo atrás do Chevrolet Onix Plus no ranking de vendas.
A terceira geração do Ka nacional foi lançada por aqui em 2014 e, prestes a completar seis anos de mercado, já mostra sinais de cansaço quando comparada a modelos mais recentes da categoria como Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Polo. Amparado em promoções agressivas e bons descontos, a Ford ainda consegue manter o Ka nas posições mais altas do ranking de vendas, porém o segmento ganhará um bom sopro de renovação nos próximos meses com a estreia de modelos como a nova geração do Peugeot 208, entre outros.
Logo, a Ford sabe que para se manter competitiva no segmento de compactos ela precisa tomar uma decisão rápida sobre o futuro do Ka. Infelizmente, até o momento, não temos uma previsão de quando o sucessor do hatch poderá estrear. Uma boa aposta seria para o fim de 2021 ou 2022, não antes disso. Vamos acompanhar de perto todos os detalhes e seguiremos reportando aqui no Autoo. Acompanhe!