McLaren 12C Can-Am precisa de asas para não voar
Protótipo para corridas tem motor V8 e kit aerodinâmico para mantê-lo no chão
Com todo seu conhecimento em competições e longa experiência na construção de carros realmente rápidos, a McLaren dificilmente desaponta seus clientes quando oferece um novo produto. A máquina da vez é o protótipo 12C Cam-Am, uma versão do superesportivo MP4 12C totalmente transformada para competições. O lançamento do carro está marcado para o próximo dia 18 de agosto, durante o Festival de Carros em Pebble Beach, nos Estados Unidos.
De tão rápido que é, o modelo precisa de asas justamente para não voar. Esse efeito é o downforce, que força o veículo contra o solo.
Segundo a fabricante, o downforce gerado pelo kit aerodinâmico instalado do protótipo é até 30% mais forte que o gerado da versão “amansada” do 12C. Colaboram para esse efeito o spoiler frontal, saias laterais, difusor traseiro e o enorme aerofólio na ponta de trás do veículo. Como em aviões e nos monopostos de Fórmula 1, todas as “asas” desse McLaren são de fibra de carbono.
Naturalmente um automóvel já furioso, o 12C não precisou de grandes ajustes na parte mecânica para se tornar um legítimo carro de corrida. De acordo com a marca, a potência do motor 3.8 V8 foi de 625 cv para 630 cv e o câmbio semi-automático de 7 marchas ganhou engrenagens mais resistentes, para suportar as condições de competições. Mudam também os freios e suspensão, que foram reforçados.
A utilização massiva de fibra de carbono na construção do carro também ajudou e muito na redução de peso, sem falar na eliminação de todo requinte da cabine. Comparado ao modelo de rua, o 12C Cam-Am é 136 kg mais leve, com um total de 1.200 kg. A marca não comenta sobre o desempenho da nova máquina, que certamente deve superar a versão standard, que acelera do 0 aos 100 km/h em meros 3,1 segundos e passa dos 320 km/h. Já o preço será divulgado somente sob consulta. Quer o telefone da McLaren?