Maserati confirma que terá mesmo um SUV, o Levante
Novidades da Maserati inclui também o Alfieri, ambos já vistos como conceito em salões passados
A Maserati está repleta de novos modelos para sua linha, que serão introduzidos no mercado nos próximos três anos. Em um comunicado oficial divulgado nesta semana, a montadora italiana confirmou a chegada do seu primeiro SUV, o Levante para o final do próximo ano.
O Maserati Levante será um crossover de SUV com cupê tal qual o BMW X6. A versão de produção do novo utilitário-esportivo deve seguir praticamente as mesmas linhas do conceito Kubang, apresentado no Salão de Frankfurt em 2012. O modelo usará uma versão da plataforma do sedã Ghibli e será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim, na Itália.
Na gama de motores, o Levante vai oferecer um V6 biturbo de 3.0 litros com até 410 cv de potência, um V8 biturbo de 3.8 litros com 530 cv e um 3.0 V6 turbodiesel de 271 cv, este último uma exclusividade do mercado europeu. Os três contarão com uma transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas.
Cupê tradicional
O segundo próximo grande lançamento da Maserati será o Alfieri, um cupê esportivo que já foi visto em versão conceitual no Salão de Genebra deste ano. O modelo vai fazer frente ao Mercedes-AMG GT e ao Porsche 911, mas com “mais exclusividade e um resultado especial”, de acordo com o diretor de marketing da empresa, James Cowan.
O novo Maserati Alfieri vai usar uma versão adaptada da plataforma do Ghibli e do Quattroporte. O motor será um V6 turbo de 3.0 litros, com 410 cv para o modelo de entrada, 450 cv para a versão com tração integral e 520 cv para o topo de linha. A novidade deve ser oferecida com preço na casa dos 75,8 mil euros, algo em torno de R$ 240 mil. Um modelo conversível também deve ser lançado, porém um ano depois.
E, por fim, a Maserati vai apresentar a nova geração do GranTurismo, previsto para o final de 2017, deixando de lado a versão conversível, conhecida como GranCabrio. O esportivo vai ficar mais compacto e oferecerá um motor 3.8 V8 biturbo, com mais de 550 cv, apenas com tração traseira.