Com motor inspirado pela F1, Maserati apresenta seu novo superesportivo: o MC20

Tradicional marca italiana apresenta carro com motor 3.0 V6 biturbo que acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos
Maserati MC20

Maserati MC20 | Imagem: Divulgação

A Maserati, apesar de ser tradicional, acaba ficando ocultada na sombra de outras empresas conterrâneas famosas por esportivos, como a Ferrari e a Alfa Romeo. Porém, ela continua trazendos novos esportivos com fortes predicados de desempenho ao mercado. Dessa vez, a marca apresentou o MC20. O superesportivo já pode ser reservado por 216.000 euros, ou cerca de R$ 1,35 milhão na conversão direta.

Segundo a Maserati, o novo MC20 promete ser o início de uma nova era para a marca e o sucessor direto do MC12. A principal estrela da novidade está sob o capô. Montado em posição central, o motor 3.0 V6 biturbo a gasolina consegue entregar 630 cv de potência e 74,4 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com oito velocidades.

A Maserati diz ter tomado inspiração nos motores de Fórmula 1 para desenvolver o desenho das câmaras de combustão e também posicionamento das velas, duas para cada cilindro. A empresa afirmou que uma variante 100% elétrica também poderá ser reservada, mas não deu muitos detalhes técnicos a respeito do propulsor, se limitando a divulgar uma autonomia entre recargas de 323 km.

Maserati MC20 3
Maserati MC20 3
Imagem: Divulgação

Voltando ao MC20 a combustão, cada unidade pesa 1.500 kg graças ao uso intensivo de fibra de carbono na estrutura do carro. Com isso, a Maserati declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 325 km/h. Para o elétrico, a aceleração é cumprida em 2,8 segundos com máxima de 310 km/h. A marca tem planos também de oferecer uma carroceria conversível.

Nas medidas, o Maserati MC20 tem 4,67 m de comprimento, 1,96 m de largura, apenas 1,22 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. A dianteira do carro é dominada pela baixa e larga grade frontal com o tridente da empresa, além dos faróis verticalizados. Na traseira, o modelo tem lanternas grandes e horizontais, como os demais modelos da Maserati. Na parte posterior, fica o destaque também o para-choque que traz o difusor de ar e as saídas de escape elevadas.

Na cabine, o que mais chama a atenção é a dupla de telas de 10 polegadas, uma para o painel de instrumentos e a outra para a central multimídia. Por dentro, o Maserati MC20 também faz uso extensivo de fibra de carbono, como pode ser visto no painel, na estrutura dos bancos e também nas aletas de trocas de marcha atrás do volante.

 

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva