Chinesa Seres estreia no Brasil com dois SUVs; conheça os produtos
Empresa estabelecida nos EUA com capital chinês aposta em modelos com propulsão limpa
Startup do segmento automotivo, a marca Seres terá seus automóveis comercializados no Brasil em breve, com a gama inicial formada por dois SUVs, ambos com propulsão eletrificada.
De acordo com comunicado da marca, a representação nacional será chamada Seres Brasil e “foi constituída por empresários locais, estruturada por um grupo de profissionais com pelo menos duas décadas de atuação no setor automotivo brasileiro (fabricantes e importadores) com o objetivo de oferecer no mercado nacional modelos de propulsão elétrica das marcas SERES (passageiros) e DFSK (comerciais leves)”.
A Seres Brasil acrescenta no mesmo comunicado que “entre 2019 e 2022, veículos das duas marcas representadas pela SERES Brasil percorreram milhares de quilômetros de testes em território nacional, com o intuito de adequar os produtos às condições de uso existentes no Brasil”.
Globalmente, a marca Seres foi criada em janeiro de 2016, à época com o nome SF Motors, e conta com sede nos EUA. A empresa, porém, é uma subsidiária do grupo industrial chinês Sokon, responsável pelo desenvolvimento da nova companhia.
Em 2017, ainda com a designação SF Motors, a fabricante adquiriu a planta da AM General em Indiana (EUA) para iniciar a produção local de automóveis. A Seres também constrói seus modelos na China.
SUVs
Em seu site comercial, a Seres Brasil promete oferecer no país três modelos: o SUV compacto Seres 3, o SUV médio-grande SF5 e um futuro produto denominado Seres 7.
No caso do Seres 3, o SUV de entrada da marca oferece propulsão 100% elétrica e conta com 4,38 m de comprimento.
O modelo é equipado com bateria de 53 kWh, a qual, de acordo com a homologação no padrão WLTP, confere ao Seres 3 autonomia de 300 km.
Com motor elétrico de 163 cv e 30,6 kgfm de torque, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e alcançar 160 km/h de velocidade máxima.
A Seres Brasil vai oferecer garantia integral de 5 anos ou 120 mil km para o veículo completo e até 8 anos ou 120 mil km para a bateria.
Extensor de autonomia
Já o Seres SF5, por sua vez, é o atual modelo topo de linha da marca por aqui.
O SUV de porte superior conta com alguns diferenciais técnicos interessantes.
O modelo terá configurações com duas ou quatro rodas motrizes, sendo a primeira dispondo de 347 cv e 52 kgfm e a segunda alcançando até 550 cv e 83 kgfm de torque.
Em sua opção mais potente, o SF5 será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h.
É interessante salientar que o SF5 terá autonomia apenas em modo elétrico para 180 km de acordo com o padrão NEDC, porém, assim como a BMW oferece de forma opcional para o i3 importado ao Brasil, o SF5 contará com um propulsor térmico atuando como um extensor de autonomia.
Com o motor a combustão alimentando apenas a bateria (não tracionando o veículo), o alcance do SF5 pode chegar a 1.000 km, detalha a Seres Brasil. O extensor de autonomia entra em funcionamento quando a carga da bateria fica abaixo de 30%, acrescenta a empresa.
Até o momento a Seres Brasil não informou os preços do Seres 3 e do SF5 no país.
A empresa, porém, divulgou que os primeiros 206 compradores do SUV receberão o Selo CO2 Neutro pela compensação das emissões geradas pelos primeiros 10.000 quilômetros rodados, equivalente à neutralização de 883 kg do gás.
“A certificação e Selo foram emitidos pela Eccaplan, referenciados por projetos verificados por empresas internacionais. No total serão neutralizados 182.000 kg de CO2, equivalentes a 182 créditos de carbono convertidos a projetos socioambientais certificados e de reconhecimento internacional”, finaliza a Seres Brasil.