RAV4 supera Corolla como modelo mais vendido da Toyota no mundo
Montadora japonesa segue na liderança mundial do setor automotivo com crescimento em vendas acima de 10%
A Toyota foi a marca mais vendida no mundo pelo segundo ano consecutivo. De acordo com dados da revista inglesa Autocar, todo o grupo da marca, que inclui Lexus, Daihatsu e Hino, vendeu 10,5 milhões de carros em 2021. Esse número superou o grupo Volkswagen em 1,6 milhão de unidades, garantindo a marca japonesa na ponta por mais um ano.
Porém, se até 2020 o Toyota Corolla era o carro mais vendido da montadora, agora a situação mudou. Isso porque o Toyota RAV4 se tornou o modelo mais vendido da marca, substituindo o sedã que ocupava este posto.
Outro dado significativo das vendas da Toyota em 2021 é o aumento da participação dos veículos eletrificados. Foram 2,6 milhões vendidos no último ano, o que representa um crescimento de 33,8% em comparação a 2020. Desse total, 2,4 milhões eram híbridos, número 27,4% maior que o do ano anterior.
Resultados históricos
Entre os principais mercados mundiais, sem dúvida o de maior destaque da Toyota foi o dos Estados Unidos. Afinal, após 90 anos de domínio da General Motors, a marca japonesa conseguiu desbancar o grupo norte-americano e se tornou a líder de vendas.
Porém, o mercado da América do Norte foi apenas o segundo maior da Toyota, já que o principal foi o da Ásia. Nos países norte-americanos foram 2,6 milhões de carros do grupo Toyota vendidos, enquanto que no continente asiático foram 3,1 milhões de unidades.
Na Europa foram cerca de 1 milhão de veículos vendidos, o que representou um aumento de 7,1% em relação a 2020. E esses números do grupo Toyota poderiam ser ainda maiores, se não fosse a crise dos semicondutores.
No entanto, diante do cenário global, a empresa japonesa não tem do que reclamar.