Marca de luxo da Chery vai assumir fábrica que fazia o Tiggo 3X
Site diz que Omoda Jaecoo ficará com planta inativa desde que o SUV compacto saiu de linha
A Omoda Jaecoo, divisão de luxo da Chery, deve assumir a fábrica de Jacareí (SP), que pertencia à Caoa Chery, empresa brasileira que representa a gigante chinesa no Brasil. Segundo o site Automotive Business, a doação do terreno já foi feita para uma empresa criada para operar a marca no país.
VEJA TAMBÉM:
A fábrica já foi utilizada para produzir Celer, QQ, Arrizo 5 e Arrizo 6 e o SUV Tiggo 3x, que saiu de linha no começo de 2022. Desde então a unidade estava parada. Por enquanto, diz o site, a empresa confirma a importação dos modelos Omoda 5, Omoda 7 e Omoda 3, e dos Jaecoo 7, Jaecoo 8 e Jaecoo 5.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
![Jaecco J7 Jaecco J7](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/10/1280_960/jaeccoP9_10102023_76195_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
Já a partir deste ano, a marca deve começar a montar carros no regime CKD com kits importados da China. Mas ainda não há previsão de quando vai inaugurar a linha.
Segundo o Automotive Business, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou que ainda não há nada oficial a respeito do destino da fábrica. Mas a entidade contou ao site que nas últimas semanas o Corpo de Bombeiros esteve no local fazendo vistorias, bem como a empresa responsável pelo abastecimento de água em Jacareí (SP).
Outras chinesas a caminho
![Neta X Neta X](https://www.autoo.com.br/fotos/2024/8/1280_960/001_dsc06479_07082024_79798_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
Além da dupla Omoda Jaecoo, outras chinesas estão de olho nas fábricas brasileiras. A de Indaiatuba (SP), onde a Toyota fabricava Corolla, está na mira de algumas delas. A GAC, por exemplo, já disse que estuda alternativas e uma delas é a unidade.
Outra fábrica parada na mira das chinesas é a que foi da Ford em Horizonte (CE). Quem está de olho nela é a Neta. A unidade foi assumida pela Comexport, multimarcas, que negocia com a Neta e outras montadoras, como a Kia. Outra possibilidade, segundo a revista Autoesporte, seria dividir a linha com a Mitsubishi em Catalão (GO).