Mais detalhes sobre a nova geração do Audi A3
Renovação da gama média da marca promete entregar ainda mais eficiência
Se tudo correr bem, a próxima geração do Audi A3 deverá estrear até o fim da década, provavelmente em 2019, e as primeiras informações sobre o modelo começam a surgir graças a uma reportagem publicada pela revista alemã Autobild.
Como é peculiar nos carros alemães, não é esperado um salto estético muito profundo na nova geração do A3, que deverá manter as opções hatch 2 portas, hatch 4 portas, sedã e conversível. A grande novidade mesmo ficará por conta de um inédito cupê 4 portas que deverá receber o nome de Audi A3 Sportcoupé. Caberá a ele disputar mercado com o Mercedes-Benz CLA nos segmentos mais acesíveis. O Audi TT Sportback Concept, mostrado na foto acima, pode ser um bom indicativo de como ficará o modelo.
No campo da eficiência, ou seja, para entregar baixos níveis de consumo e emissões, o novo A3 deverá focar em motores com 3 ou 4 cilindros e deverá utilizar até mesmo um 1.0 turbo nas versões de entrada. Vale destacar que tanto lá fora como no Brasil o “primo” Volkswagen Golf também já oferece uma opção 1.0 TSI.
Na outra ponta, as versões mais caras do A3 utilizará o novo sistema “quattro with Ultra” que estreou na nova geração do Audi A4 Allroad. Na nova configuração do sistema de tração integral da marca, o torque não é fornecido às rodas constantemente como era feito até então. Os modelos com o recurso tracionam apenas as rodas dianteiras ou traseiras (dependendo do modelo), sendo que o sistema analisa as condições de dirigibilidade ou do terreno, dividindo a força para as rodas na medida em que julga necessário.
Apesar de já fabricado no Brasil, é bem possível que o A3 Sedan também siga o cronograma de evolução do hatch médio, uma vez que a fábrica brasileira já está adequada a produzir modelos baseados na plataforma modular mais avançada do conglomerado alemão. Além disso, com a concorrência cada vez mais feroz, em especial na faixa de mercado na qual a Audi está inserida, ficar com um modelo defasado significa abrir espaço para os rivais e perder vendas. É bem possível, contudo, que a mudança no A3 Sedan nacional ocorra somente no início da próxima década.