Mais 150 empregos: Toyota vai exportar motores do Brasil para América do Norte
Fábrica de Porto Feliz (SP) fornecerá mais de 45 mil propulsores 2.0 para o exterior
Ótima notícia não só para o setor automotivo, mas sobretudo para a economia do país.
A Toyota informa que vai iniciar a exportação para o mercado norte-americano de unidades do motor 2.0 Dynamic Force produzidos em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
De acordo com a fabricante, inicialmente o contrato de exportação prevê 45.600 unidades enviadas ao mercado externo. “Após serem submetidos a longas baterias de testes, os propulsores produzidos no Brasil foram certificados por sua durabilidade, eficiência e controle de emissões”, destaca a Toyota em comunicado.
Ponto importante é que, para atender a nova demanda, a Toyota vai criar mais 150 postos de trabalho em sua fábrica de motores, elevando a quantidade de colaboradores para 540 pessoas na unidade.
“Para atender a essa nova demanda, a unidade de Porto Feliz passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas. Os motores ‘Made in Brazil’ para o território americano farão com que a fábrica de Porto Feliz aumente sua produção mensal das atuais 13 mil unidades para quase 17 mil”, reforça a empresa.
A fábrica da Toyota no interior paulista recebeu, em 2018, aporte de R$ 510 milhões para nacionalizar o motor 2.0 16V flex que integra a família Dynamic Force, uma das mais avançadas da fabricante e que inaugurou por aqui sob o capô do novo Corolla.
“Com alto nível de automação, Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA. Além da nova plataforma, também são produzidos propulsores flex e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, para os modelos Yaris e Etios, tanto hatch quanto sedã”, finaliza a marca japonesa.